HOJE (quarta-feira) tem superlua, a última de 2023
A segunda lua cheia do mês de agosto será a última superlua de 2023, veja como você pode ver esse fenômeno.
No último dia de agosto, especificamente na quarta-feira (30/8), está agendada a segunda e última superlua do ano.
Neste dia, a Lua parecerá ainda mais ampla e luminosa no céu. A superlua ocorre quando a Lua cheia se alinha com o perigeu, ponto em sua órbita mais próximo da Terra.
Esse fenômeno é apelidado de “Lua Azul”, pois é a segunda Lua cheia em um único mês de agosto. A primeira ocorreu no dia 1º de agosto.
O que é a Superlua?
O professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, esclarece que o termo “Lua azul” não se refere à cor da Lua. Na verdade, o termo é usado para descrever a ocorrência rara de duas Luas cheias no mesmo mês.
Em relação à definição de superlua, observa-se que a Lua não muda de cor, porém aparece cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que uma Lua cheia normal.
Durante a superlua, a Lua estará a uma distância de 357.181 km da Terra, em comparação com sua distância média usual de cerca de 384.400 km.
O professor Paulo Brito, especialista em física e astronomia na UnB, explica que a órbita da Lua é elíptica, resultando em momentos de maior proximidade (perigeu a 363 mil km) e maior distância (apogeu a 405 mil km) da Terra. Quando a Lua cheia coincide com o perigeu, ela aparece mais de 12% maior, originando o termo superlua.
A última Superlua do ano
No dia 30, a superlua será visível às 22h35, segundo o horário de Brasília. O horário varia de acordo com o fuso horário; portanto, fique atento.
O professor Brito sugere que a melhor oportunidade para apreciar o fenômeno é no início da noite, olhando para o leste, onde a superlua estará próxima de Saturno.
Embora não apresente uma tonalidade azul, a Lua estará deslumbrante, como sempre.