Hidratação para cabelos curtos: como fazer?

Dicas para homens e mulheres que querem deixar os fios curtinhos cada vez mais fortes, saudáveis e bonitos.

0

No mundo da cosmética, derrubar mitos é essencial e, dentre aqueles que precisam ser desconstruídos estão os de que homens não cuidam dos cabelos e de que fios curtos dispensam hidratação. Tanto homens e mulheres buscam, cada vez mais, tratamentos eficientes de beleza quanto cabelos curtos têm, sim, a necessidade de cuidados especiais. Abaixo, tratamos dos dois assuntos com os esclarecimentos necessários. Vamos lá?

Tipo de cabelo

A dica de perceber qual seu tipo de cabelo vale para homens e mulheres. Cada um exige um produto específico para obter o efeito desejado e, mais ainda, não causar danos aos fios.

Os cabelos oleosos exigem cuidados especiais para não apresentarem aquele aspecto gorduroso de cabelo mal cuidado. Uma dica para evitar a oleosidade é intercalar o uso de shampoos transparentes e shampoos hidratantes. Essa variação evita que o couro cabeludo produza mais sebo, causando o efeito rebote, quando o cabelo fica, diariamente, oleoso.

Para cabelos secos, danificados por química e cacheados demandam outro tipo de produto. Para estes, o ideal é aplicar shampoos hidratantes e ou sem sulfato (desde que de boa qualidade), evitando o ressecamento provocado pelos demais.

Já para os loiros é recomendado o uso intercalado de matizadores e shampoos à base de camomila, tirando a cor amarelada dos fios, com shampoos hidratantes. Até porque o uso excessivo dos primeiros pode ressecar os cabelos, efeito neutralizado com os últimos.

Uma outra dica que pode ajudar é o uso de shampoos e condicionadores mistos. Como a distância entre a raiz e as pontas é curta, “rola” sempre aquela dúvida sobre como aplicar o condicionador após a lavagem e tal, uma vez que a recomendação é aplicar das orelhas para baixo.

O shampoo misto limpa a raiz em profundidade, proporcionando aspecto de limpeza por até 48h sem, no entanto, comprometer a hidratação das pontas. Dessa forma, o condicionador pode ser aplicado em todo o comprimento do cabelo evitando, apenas, o couro cabeludo.

Cabelo curtinho

Hidratação

Assim como médios e longos, os cabelos curtos precisam receber hidratação constante, pelo menos, 2x por semana. O processo é, inicialmente, o mesmo: lavagem prévia com retirada do excesso de água. Procure pentear os cabelos para cima, para facilitar a aplicação da máscara. O ideal são aquelas concentradas, que não escorrem e podem ser aplicadas nas pontas.

Mas, há produtos que não oferecem problemas em ser aplicados próximos a raiz, como as máscaras detox que, com exceção do couro cabeludo, podem ser aplicadas naquela região. Os produtos desse tipo hidratam com profundidade, sem deixar os fios com aspecto pesado. O tempo ideal de ação é de cinco minutos, permitindo a absorção eficaz dos nutrientes.

A ação das máscaras detox podem ser potencializadas com o uso semanal dos pré shampoos. Estes impedem o acúmulo de resíduos que nem todos os shampoos comuns conseguem remover. Assim, evita-se a perda de absorção de nutrientes essenciais na hidratação.

Umectação

Tá aí um ótimo aliado para os curtinhos! Esse procedimento hidrata os fios, deixando-os brilhantes e sem frizz. Os óleos vegetais, por controlarem a oleosidade natural dos cabelos, ainda têm algumas vantagens a mais: ideais para todo tipo de cabelo (oleosos, com química, crespos) e não oferecer problemas caso sejam aplicados próximos a raiz. O óleo de coco é o melhor nesse quesito.

Caso nunca tenha feito uma umectação, segue o passo a passo:

  • Aplicar o óleo nos cabelos ainda secos, incluindo a raiz
  • Deixe por 2h para, depois, lavar com seu shampoo de preferência
  • Finalize com o condicionador de sua preferência

Finalizadores

Não é nenhum segredo os benefícios que os finalizadores trazem para os cabelos por manter sua hidratação e não seria diferente com os curtinhos. O pessoal com fios mais oleosos devem optar por leave-in líquidos devido à sua fórmula leve que evitam que o cabelo fique com aspecto pesado ou oleoso.

Já quem tiver cabelos cacheados deve preferir os produtos que ativam os cachos, como os cremes de pentear próprios para esta finalidade. Mas, atenção: EVITEM modeladores como gel, mousse, sprays que tenham álcool em sua composição. Estes produtos ressecam os fios se usados com frequência, portanto, só utilize esporadicamente. E, sempre que usar, hidratação nos cabelos!

Você pode gostar
você pode gostar também