Evite ESTES hábitos e mantenha seus dentes saudáveis
Além dos cuidados diários, evitar essas práticas ajuda a manter sua saúde oral em boas condições.
Esses são erros comuns que não parecem graves, mas que se praticados podem dar dor de cabeça! Aposto que você já conheceu alguém que roeu as unhas ou mordeu a caneta – alguns dos hábitos que prejudicam a saúde dos dentes.
Existem algumas manias que algumas pessoas praticam e não sabem como elas são prejudiciais aos dentes.
Para te ajudar a manter seus dentes saudáveis, evite alguns dos hábitos listados a seguir:
Roer unhas, chupar dedo, palitar os dentes, morder canetas ou lápis
Retiram o esmalte do dente, aumentando seu desgaste e a possível quebra deles. Além disso, eles prejudicam as restaurações em resina. Outro ponto importante, principalmente sobre as canetas e os lápis, é que, pela sua dureza, quando pressionados entre os dentes, forçam a gengiva e os ossos, modificando a estrutura dentária.
Esquecer de trocar a escova de dentes periodicamente
Por quanto tempo você usa a mesma escova de dente? A troca correta deve ser realizada quando as cerdas perderem o formato, deixando de limpar corretamente. Além disso, com cerdas tortas, você pode machucar a gengiva e levar ao sangramento.
Abusar de enxaguantes bucais medicamentosos
Existem muitos tipos de enxaguantes bucais, alguns têm o objetivo apenas de restaurar o hálito deixando a sensação mais fresca, e há também os que devem ser usados para o controle de fungos e bactérias na boca ou para a proteção contra a sensibilidade dental. A melhor opção é utilizar o tipo recomendado pelo seu dentista, isso evitará qualquer evento adverso.
Apertar os dentes durante a prática de atividades físicas e esportivas
Pode passar despercebido, mas pressionar os dentes durante um treino pode ser perigoso. Segundo os especialistas, isso pode levar à quebra dos dentes e das restaurações. O ideal é procurar um dentista para te ajudar nessa questão. Geralmente, é recomendado o uso de um protetor ou de um aparelho que evite o contato entre os dentes.
Jantar tarde e usar ansiolíticos/calmantes em excesso
Consumir alimentos próximo do horário de dormir pode gerar pequenos refluxos, que, com a acidez do conteúdo gástrico, leva à agressão da gengiva e dos dentes. No caso do uso de medicamentos calmantes em grandes quantidades, há redução da saliva, o que deixa dentes e gengiva mais ressecados. Nesse caso, pode também aumentar as chances de ocorrer bruxismo noturno (ranger os dentes).