Guia completo sobre acne: os vários tipos e como evitar

Não sofra com cravos e espinhas. No rosto ou no corpo, a acne é um problema que tem solução. Saiba tudo agora!

A acne é muito comum na puberdade, mas pode ocorrer na vida adulta, principalmente para quem tem pele oleosa ou mista.

Ela ocorre quando as glândulas sebáceas, na base dos pelos, infeccionam ou inflamam. Essa inflamação ou infecção causa acúmulo de oleosidade, de acordo com sua gravidade e sintomas, pode apresentar diversas características de acordo com sua gravidade ou seus sintomas.

Quando ocorre a obstrução dessas glândulas, a pele pode ficar marcada de diversas maneiras. Por exemplo, quando os poros ficam fechados, os cravos aparecem brancos. Mas, se os poros ficarem abertos, os cravos são pretos.

Quando as glândulas sebáceas ficam vermelhas, as espinhas podem até mesmo apresentar pus devido à infecção, podendo, em casos mais graves, criar cistos, com elevação cheia de secreção e doloridas.

Acne vulgar

Bem comum em adolescentes, mas também em adultos acima dos 40 anos, a acne vulgar é a inflamação e obstrução de folículos pilosos e das glândulas sebáceas, provocando o surgimento de cistos e comedões, por exemplo.

Bacne

São as espinhas que aparecem na região dorsal (back, costas em inglês+acne) e são mais comuns em adolescentes e adultos que possuem a pele oleosa.

Como é uma região costuma ficar mais coberta, o suor e a dificuldade em eliminar a oleosidade causa a inflamação das glândulas sebáceas, facilitando o surgimento das acnes.

Acne neotanal

Pode ocorrer em cerca de um terço dos bebês entre 3 e 4 semanas de vida, na região do nariz e lábio superior, principalmente por predisposição genética e dos hormônios liberados pela mãe durante a gravidez.

Maskne

Devido ao uso de máscaras nos últimos anos, por causa da pandemia, os poros do rosto ficam abafados e as acnes na região coberta surgem com maior facilidade.

Como evitar as acnes?

Manter uma rotina para manter a pele saudável não é difícil. O primeiro passo é sempre manter-se hidratada e com uma alimentação saudável.

Utilize sempre produtos de skincare específicos para seu tipo de pele e mantenha-a sempre limpa e hidratada.

Não durma com maquiagem no rosto e use protetor solar, mesmo dentro de casa ou em dias nublados. E, acima de tudo, nunca esprema as espinhas.

você pode gostar também
Deixe um comentário