Gravidez traz queda aos cabelos? Verdade ou mentira?
A queda de cabelos é algo que mulher nenhuma quer passar, mas será que isso acontece durante a gestação? O dermatologista e tricologista esclarece se o tema é um mito ou verdade, confira.
Se tem algo que é realmente muito apavorante é ver os cabelos caindo. A queda capilar é algo muito comum entre homens e mulher e até mesmo crianças. Seja por motivos emocionais, falta de boa alimentação ou mesmo problemas crônicos.
Se não bastasse, a mulher ainda tem mais um motivo para ser inserido nessa lista, acontece que há ainda quem atribua a queda de cabelos à gravidez. Mas será que isso realmente é verdade?
O Portal Miranda realizou uma entrevista com o dermatologista e tricologista, Dr. David Serra, que trouxe informações e esclarecimentos muito importantes sobre o assunto que acabe com qualquer dúvida.
Queda de cabelo durante a gestação: verdade ou mentira?
“Verdade. Algumas mulheres têm queda de cabelo durante a gravidez. No entanto, a gravidez costuma ser uma fase benéfica para o cabelo e a maioria das mulheres nota que o seu cabelo fica mais saudável, mesmo aquelas que costumavam ter queda de cabelo antes de engravidar. Em contrapartida, no pós-parto, é frequente a queda de cabelo, sobretudo aos três ou quatro meses após o parto, podendo prolongar-se por mais tempo.”
O que causa a queda dos cabelos?
A queda capilar nessa fase pode acontecer por diversos motivos, como:
- Falta de alguns nutrientes, como por exemplo o ferro;
- Stress, depressão, ansiedade;
- Alterações hormonais, com destaque para as doenças da tiroide;
- Anemia;
- Doenças agudas como infeções;
- Doenças inflamatórias, como lúpus ou artrite reumatóide;
- Alguns medicamentos;
Quando a queda for significativa, é necessária uma avaliação médica.
Qual o tratamento indicado?
Durante a gestação a principal opção é uma boa alimentação, focar na nutrição e no estilo de vida são particularmente importantes. Inserir em sua rotina de banho produtos para os cabelos que possuam melatonina, fitoativos/extratos vegetais e até mesmo shampoos com cafeína, que vão auxiliar na prevenção da queda e estimulação de crescimento.
Quais cuidados a gestante deve ter durante a gravidez?
“Cuidados ao pentear e escovar, evitando a tração, já que o puxar dos fios causa o sofrimento das raízes dos cabelos e interrompe a sua fase de crescimento, levando posteriormente à queda de cabelo. Evite escovagens vigorosas, apanhar o cabelo, sendo os rabos-de-cavalo e coques desaconselhados, sobretudo se puxarem os fios. E claro, manter uma boa alimentação ao longo de toda a gravidez.” Informa o portal.