Google Lens: o seu dermatologista digital

Nova ferramenta do Google permite avaliar pele, unhas e cabelos

O Google Lens agora pode analisar a pele do usuário e fornecer diagnósticos com base nas imagens enviadas. A ferramenta reconhece erupções, verrugas, manchas e outros sintomas relacionados a possíveis doenças de pele, além de fornecer informações adicionais sobre a condição identificada.

Como esta ferramenta funciona?

O Google Lens utiliza um banco de imagens para cruzar fotos e fornecer uma lista de possíveis condições de saúde. O usuário pode comparar sua situação com os diagnósticos apresentados pela ferramenta para obter mais informações.

Segundo o diretor sênior da Busca do Google, Lou Wang, disse no blog oficial da empresa, a ferramenta permite tirar fotos ou fazer upload delas para encontrar correspondências visuais e obter informações sobre problemas de saúde, como protuberâncias, linhas nas unhas ou queda de cabelo. Isso é possível mesmo quando o usuário não sabe como descrever esses sintomas.

O Google Lens não substitui um médico especialista

Embora o Google Lens seja útil, é importante usar o recurso com moderação. Em caso de dúvidas sobre saúde, é sempre recomendado buscar ajuda médica para obter um diagnóstico preciso e confiável.

Apesar dos avanços tecnológicos, especialistas afirmam que o papel do médico dermatologista é fundamental no diagnóstico de doenças de pele.

Daniel Holthausen Nunes, coordenador do Departamento de Teledermatologia da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), destaca que o mecanismo do Google pode ser útil, mas não substitui a atuação do médico dermatologista. Ele enfatiza que a ferramenta aponta possíveis doenças, mas é responsabilidade do dermatologista confirmar o diagnóstico.

Portanto, após a utilização da ferramenta Google Lens, se o usuário tiver suspeita de lesões ou patologias na pele, cabelos ou unhas, é recomendado a procura por um profissional médico especializado.

O próprio Google recomenda o uso da ferramenta apenas como uma avaliação inicial de possíveis problemas e sugere que esse diagnóstico seja confirmado por um dermatologista para que o tratamento seja iniciado.

você pode gostar também
Deixe um comentário