Este chá tem o potencial de diminuir os níveis de açúcar do sangue em quase 60%
Estudos afirmam que é possível reduzir até 59% do açúcar no sangue só com o chá desta erva.
Você tem os níveis de açúcar no sangue alto e não sabe mais o que fazer para reverter essa situação? Então essa é uma excelente notícia para você! Estudos mostraram que, com o chá desta erva, é possível reduzir até 59% os níveis de açúcar no sangue.
Essa descoberta foi publicada em uma revisão na revista Complementary Therapies Medicine. Os pesquisadores conduziram uma revisão sistemática das evidências relativas aos efeitos da camomila nos marcadores metabólicos e de complicações do diabetes em estudos com animais e humanos.
Os resultados foram realmente surpreendentes!
Após uma ampla pesquisa bibliográfica de banco de dados eletrônicos, incluindo PubMed, Scopus, Embase, ProQuest e Google Scholar, que revelou nove estudos relevantes em animais e seis ensaios clínicos em humanos, os cientistas descobriram os efeitos benéficos do chá de camomila.
Todos os estudos em animais mostraram melhora em várias medidas de controle glicêmico (açúcar no sangue) e intolerância à glicose, mantida ao longo do tempo.
As melhorias nos níveis de açúcar no sangue em ratos com diabetes variaram de 14% a 59% e foram dependentes da dose em estudos que incluíram diferentes regimes de dosagem.
Mas a pesquisa não parou por aí. Em outro estudo incluído na revisão, 64 voluntários com diabetes tipo 2 receberam três xícaras diárias de chá de camomila ou de placebo por oito semanas.
Os pacientes que tomaram o chá de camomila apresentaram uma redução significativa na HbA1c (níveis médios de açúcar no sangue nas últimas 8 a 12 semanas), níveis de insulina e resistência à insulina, bem como uma redução de 11% nos níveis de açúcar no sangue em comparação com o grupo placebo.
Os resultados foram surpreendentes e muito positivos. No entanto, os pesquisadores afirmam que é necessário realizar mais estudos para confirmar esse achado.
Vale lembrar que é fundamental para uma boa saúde manter o nível de açúcar no sangue sob controle, especialmente para pessoas que têm diabetes ou propensão a desenvolver a doença.