Está com falta de vitamina B12? Conheça os 6 sinais mais comuns
Confira os principais sinais de deficiência de vitamina B12 e o que fazer para tratá-la!
A vitamina B12 é um micronutriente essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Assim, reconhecer os sinais de sua deficiência é fundamental para garantir um tratamento adequado e a tempo. Essa vitamina desempenha papéis chave, como a produção de glóbulos vermelhos, síntese de DNA e manutenção das funções nervosas e cognitivas.
A ausência ou baixo nível dessa vitamina pode trazer sérias consequências para a saúde. A seguir, listamos os seis principais indicativos de deficiência de vitamina B12 e algumas dicas sobre como abordar o problema.
Fonte: /Canva.
Quais são os sinais de deficiência de vitamina B12?
Saiba o que a deficiência desta vitamina tão importante para o nosso corpo pode fazer com a sua saúde.
1 – Pele pálida
A vitamina B12 atua no processo de produção de melanina, pigmento responsável por dar coloração à pele. Por conta disso, a pele pálida é considerada um dos sinais de deficiência de vitamina B12.
2 – Unhas e mucosas arroxeadas
Uma das manifestações da deficiência de vitamina B12 pode ser percebida nas unhas e mucosas, que tendem a adquirir uma coloração arroxeada. Isso ocorre devido à má formação dos glóbulos vermelhos, que são essenciais para o transporte de oxigênio no corpo. Sem oxigenação adequada, os tecidos podem começar a mostrar essa coloração alterada.
3 – Cansaço excessivo
O cansaço excessivo pode ocorrer por causa do fornecimento insuficiente de oxigênio para as células, devido à menor produção de glóbulos vermelhos, que é causada pela deficiência de vitamina B12. Por essa razão, você pode sentir uma exaustão excessiva.
4 – Tontura frequente
A tontura, que pode ser acompanhada de uma sensação de cabeça leve ou até mesmo desmaios, é outro indicativo de que os níveis de vitamina B12 podem estar abaixo do ideal. Isso também está relacionado à diminuição dos glóbulos vermelhos eficientes no sangue, levando a uma redução na capacidade do corpo de transportar oxigênio para o cérebro e outros órgãos vitais.
5 – Prisão de ventre ou diarreia
A saúde gastrointestinal costuma ser muito afetada pela deficiência de vitamina B12. Por conta disso, é muito comum haver alterações como prisão de ventre ou diarreia constante.
6 – Formigamento e dormência
A vitamina B12 atua nas funções do sistema nervoso, portanto, sua deficiência pode gerar formigamento e dormência nos pés e mãos, devido a danos nos nervos.
Como tratar a deficiência de vitamina B12?
Uma das maneiras de tratar a deficiência de vitamina B12 é por meio do consumo de alimentos que são fontes de vitamina B12 e da suplementação.
Neste caso, o ideal é consultar um nutricionista para que ele adeque os alimentos, as fontes e/ou a suplementação conforme as suas necessidades individuais.
Em casos de deficiências muito graves, pode ser recomendado o uso injetável de vitamina B12 para potencializar a ação do nutriente. Nesta situação, deve-se procurar um médico.