Escudo para a mente: 6 frases para sua saúde mental
Saiba quais são as frases para se blindar que você deve passar a usar se quiser ter uma melhor saúde mental!
De acordo com alguns especialistas em neurociência, a linguagem é uma das principais ferramentas capazes de afetar a nossa autoestima. Portanto, existem algumas frases para se blindar e melhorar a saúde mental.
Segundo Josh Davis, neurocientista com ampla experiência nos sinais da linguagem, a linguagem vai além de apenas comunicação. Trata-se de um elemento que molda nossos sentimentos, produtividade, capacidade e autoimagem.
Por isso, veja abaixo quatro frases para se blindar e controlar pensamentos negativos que podem atrasar seus planos. Confira!
Foto: Matthias Cooper/Pexels/Canva.
1 – “O que aconteceria se eu fizesse?” ao invés de “Eu não deveria”
Quando falamos “deveria” ou “não deveria”, tendemos a sentir uma sensação de vergonha e julgamento. De acordo com o neurocientista, o ideal é trocar por “O que aconteceria se eu fizesse?”. Dessa maneira, é possível questionar as consequências do ato ao invés de apenas exercer a autocrítica.
2 – “Precisamos decidir” ao invés de “Precisamos de uma decisão”
As palavras “uma decisão” parecem fazer referência a algo abstrato e distante, enquanto a palavra “decidir” é mais dinâmica, prática e empoderadora. Assim, fica mais fácil tomar uma atitude.
3 – “Estou triste com isso” ao invés de “Eu não deveria ter feito isso”
Ficar se martirizando devido a um arrependimento não vai mudar o passado. Pelo contrário, apenas afetará a possibilidade de ter melhores atitudes no presente e no futuro.
Portanto, em vez de alimentar o remorso, o ideal é reconhecer os sentimentos associados ao evento e substituí-los por “Estou triste com isso”. Dessa maneira, as emoções não somente serão validadas, mas também será dado o primeiro passo para a aceitação e a cura.
4 – “Talvez eu faça isso” ao invés de “Não posso”
Por último, mas não menos importante, uma das principais frases para se blindar e melhorar a sua saúde mental é “Talvez eu faça isso” no lugar de “Não posso”. A diferença entre elas é que a primeira traz a sensação de resiliência e reflexão, enquanto a segunda gera uma negatividade definitiva.
5 – “Estou aprendendo” ao invés de “Eu sou um fracasso”
Quando cometemos erros ou enfrentamos desafios, é comum sentir-se como um fracasso. No entanto, é importante mudar essa mentalidade e substituir “Eu sou um fracasso” por “Estou aprendendo”.
Cada erro é uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal. Aceitar que você está aprendendo ajuda a reduzir a pressão sobre si mesmo e a cultivar uma mentalidade mais positiva.
6 – “Posso pedir ajuda” ao invés de “Não quero incomodar ninguém”
Muitas vezes, hesitamos em pedir ajuda porque não queremos parecer um incômodo para os outros. No entanto, é fundamental reconhecer que todos precisamos de apoio em algum momento.
Em vez de reprimir seus sentimentos e necessidades, substitua “Não quero incomodar ninguém” por “Posso pedir ajuda”. Isso fortalece a conexão com os outros e promove um ambiente de apoio mútuo, melhorando assim sua saúde mental.
Lembre-se de que pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de coragem e autocompaixão.