Entenda os benefícios do ácido salicílico para a pele
Venha saber tudo sobre esse ácido que é o queridinho dos produtos de beleza.
O ácido salicílico é uma substância anti-inflamatória natural derivada da salacina, que possui vários benefícios para a pele. Ele é um ácido classificado como um Beta-hidroxiácido, que pode ser encontrado nas cascas dos salgueiros.
Por ter essas propriedades, atualmente o ácido salicílico é considerado a estrela de vários dermocosméticos em todo o mundo e, por isso, tem sido produzido sinteticamente em larga escala pelas fábricas que produzem esses produtos.
Para que serve o ácido salicílico?
O ácido salicílico possui propriedades queratolíticas, ou seja, ele é um ótimo esfoliante que afina a camada mais espessa da pele, retirando células mortas e matando possíveis agentes infecciosos como bactérias e fungos.
Por isso ele é usado no tratamento de doenças hiperqueratóticas que causam espessamento e descamação na pele como a caspa, dermatite seborreica, ictiose e psoríase.
O ácido salicílico apresenta várias outras propriedades benéficas para a pele, ele atua contra a oleosidade, tem alto poder de hidratação e é super indicado para o tratamento da acne, por exemplo.
Quais os benefícios do ácido salicílico?
Um dos principais benefícios do ácido salicílico é a ação anti-inflamatória e comedolítica, que ajuda no tratamento da acne. Ele é capaz de inibir a produção em excesso de sebo e desobstruir os poros, tratando e prevenindo a formação de acne e cravos.
O ácido salicílico é usado na esfoliação da pele, promove a remoção de células mortas que renova as camadas da pele e afina camadas mais grossas, sendo um ótimo aliado para cuidados anti-idade e na prevenção de doenças.
Tipos de dermocosméticos que possuem ácido salicílico
Atualmente o ácido salicílico é utilizado nos mais variados tipos de dermocosméticos. Eles podem ser encontrados em diversos géis de limpeza que ajudam a eliminar impurezas e controlar a oleosidade do rosto, nesse tipo de produto é recomendado utilizar a regra de 60 segundos: aplicar em rosto úmido, massagear por 60 segundos e enxaguar com água.
As vitaminas C também são muito utilizadas em rotinas de skin care e muitas delas vêm sendo turbinadas com ácido salicílico, para que o benefício de hidratação e controle de oleosidade seja potencializado nos dois compostos.
O sérum facial hidratante é uma ótima opção para pessoas que possuem pele oleosa, quando acrescidos de ácido salicílico eles se tornam boas opções para hidratação de peles oleosas e acneicas.
Também existem vários esfoliantes que utilizam o ácido salicílico em sua composição para potencializar os efeitos de remoção de células mortas e promover hidratação ao mesmo tempo.
Além disso, vários procedimentos estéticos utilizam esse ácido como princípio ativo. O ideal é consultar um dermatologista para escolher as melhores opções de dermocosméticos ou tratamentos para sua pele.
Curiosidades
Você sabia que o ácido salicílico também é utilizado na indústria farmacêutica para a produção de aspirina? Sua forma natural é altamente corrosiva para as paredes do estômago, mas a adição de um radical acetil à hidroxila do anel aromático dá origem a um éster de acetato que é chamado de ácido acetil-salicílico (AAS).
Ele também já foi utilizado na indústria cervejeira do Brasil no século 19 e pode ser utilizado como conservante em algumas indústrias alimentares.
Veja também: Saiba tudo sobre a hidratação com Glicerina