As escovas de limpeza facial se tornaram as queridinhas dos entusiastas do skincare.
Disponíveis no mercado em forma de escovas com cerdas rotatórias ou dispositivos arredondados com filamentos vibratórios de silicone, esses dispositivos oferecem benefícios como uma limpeza, esvaziamento e descongestionamento dos poros mais eficazes.
As escovas de cerdas rotativas também têm um efeito esfoliante, removendo a camada morta da pele (queratina) que obstrui os poros e causa cravos.
Se você ainda tem dúvidas sobre esse acessório tão popular, aprenda agora como usá-lo e aproveite seus benefícios.
Como a escova de limpeza facial pode melhorar sua rotina de cuidados com a pele?
A escova de limpeza facial é um acessório utilizado para otimizar a limpeza do rosto, promovendo uma limpeza profunda que o sabonete sozinho não é capaz de proporcionar.
Além disso, a escova é capaz de remover células mortas, desobstruir os poros e amenizar quadros de cravos e espinhas. Outro benefício da escova facial é que ela melhora a circulação sanguínea e ajuda na absorção de outros produtos aplicados na sequência durante o skincare.
Qual o modelo mais adequado para cada tipo de pele?
A escolha da escova facial adequada pode fazer toda a diferença na eficácia da limpeza do rosto. Veja abaixo quais são os tipos mais indicados para cada tipo de pele:
- Peles sensíveis, maduras, com melasma e rosácea: devem optar pelas escovas de silicone, que são mais suaves e delicadas.
- Peles normais: podem usar tanto as escovas de silicone quanto as que contêm cerdas suaves, que além de limpar, também esfoliam e ativam a circulação do rosto.
- Peles oleosas e com cravos: nesse caso, o potencial efeito de esfoliação oferecido pelas cerdas rotativas é bem-vindo, sendo uma ótima opção para ajudar na limpeza profunda dos poros.
Aplicação
No caso de sabonetes em barra, é preciso fazer espuma com ele nas mãos, aplicar sobre o rosto e então fazer a limpeza com o acessório. Ao utilizar a escova, é recomendável molhar o rosto antes e aplicar o produto de limpeza sobre as cerdas, fazendo movimentos circulares em toda a área do rosto.
Para peles mistas ou oleosas, é preciso dar mais atenção à zona T, enquanto para peles sensíveis, deve-se fazer menos força e círculos suaves. O processo de limpeza pode ser feito por cerca de 1 minuto.
Por fim, é preciso enxaguar o rosto e aplicar um hidratante indicado para o tipo de pele correto, para evitar o ressecamento de peles já secas e o efeito rebote em peles com maior produção de sebo.
Frequência de uso recomendada para escova facial
Recomenda-se utilizá-la uma vez por semana em peles secas ou sensíveis, e até 3 vezes por semana em peles mistas e oleosas.