Descubra se o seu cabelo é ralo ou fino

Ter cabelos ralos ou finos, ou os dois ao mesmo tempo, pode ser um sinal de que sua saúde não está cem por cento.

Quando os cabelos começam a perder o volume e não tem mais aquela resistência que já tiveram, o ideal é consultar um tricologista, médico especializado em cabelos, para que ele possa direcionar um tratamento baseado nos motivos que causaram o problema.

Essas alterações nos cabelos podem ter causas diversas, desde procedimentos com químicos ruins para os cabelos ou excesso de realização desses procedimentos, até dietas radicais e problemas hormonais, causados por disfunções na tireóide ou ovários policísticos.

Mais especificamente, o cabelo ralo tem maior relação com a queda de cabelos, principalmente quando essa queda tem causas genéticas, explica Luciano Barsanti, nosso especialista consultado.

Diferenças entre cabelo ralo e cabelo fino

Apesar de muitas vezes ambos serem confundidos, basicamente o cabelo fino refere-se à espessura dos fios, enquanto o cabelo ralo está relacionado ao volume dos cabelos.

Para evitar que o problema surja ou piore, caso já esteja acontecendo, separamos, com a ajuda do especialista, algumas dicas fáceis de se seguir e que poder evitar e até resolver esse inconveniente.

Alimentação

A alimentação, assim como para muitos outros benefícios para a saúde, é fundamental. Uma alimentação rica em vitamina B e proteína é uma ótima prevenção. A carne bovina e a soja são ótimos alimentos ricos nesses nutrientes.

Produtos

Muitos xampus e máscaras prometem recuperar a saúde e a espessura dos fios, oferecendo mais volume, brilho e vitalidade. Esses produtos precisam ser bem escolhidos para seu tipo de cabelo e precisam ser usados com cautela.

Como o efeito não é permanente, a dica aqui é não abusar do uso e errar pelo excesso.

Lavagem

Essa dica vale para muitos problemas relacionados aos cabelos: evite a água muito quente para lavar os cabelos. A temperatura muito alta agride os fios e pode prejudicar o couro cabeludo.

Evite o calor

Assim como na lavagem a água muito quente deve ser evitada, o uso excessivo de secadores e chapinhas pode prejudicar os cabelos, deixando-os quebradiços e fracos, provocando a queda e a perda de volume.

Corte

As pontas acabam sendo as mais prejudicadas e manter um calendário de corte para eliminar as pontas secas e quebradiças pode ajudar a evitar os cabelos finos demais nas pontas.

Cronograma capilar

Na rotina de cuidados, o cronograma capilar deve ser seguido. A boa hidratação e nutrição dos fios é uma grande aliada para recuperar o volume dos fios danificados e ralos.

 

você pode gostar também
Deixe um comentário