Depilação: Os pós cuidados para evitar a pele de morango

Alguns truques podem evitar que você fique com a pele e os poros escuros, a famosa "pele de morango", depois de se depilar. Confira estas dicas.

A famosa pele de morango, é um termo usado para falar sobre os poros abertos na pele. A pele de morango ocorre quando os poros são obstruídos, pois os poros se tornam mais largos e visíveis.

“Esse termo ‘pele de morango’ exemplifica manchas escuras ou pontos pretos em suas pernas que lembram a pele e sementes de morango. O termo médico é queratose pilar e esses pontos pretos semelhantes a sementes são, na verdade, poros abertos contendo óleo, sujeira ou bactérias após a depilação”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Muitas pessoas ficam extremamente constrangidas com esse aspecto na pele, deixando muitas vezes de usar uma saia, shorts e etc. Mas a boa noticia é que é um problema super fácil de se resolver.

Existem diversas alternativas para cuidar e reduzir essa inflamação na pele, confira nossas dicas:

Use roupas folgadas

Roupas folgadas ajudam a reduzir a fricção nas áreas afetadas, o que pode ajudar a evitar a queratose pilar.

Compressa fria para acalmar a área irritada

Você pode usar uma bolsa de gelo ou fazer uma compressa passando um pano limpo bem molhado com água gelada no local. Aplique a compressa na área inflamada por até 20 minutos.

Produtos com aromas

Evite produtos perfumados , loções e cremes, eles podem irritar ainda mais a pele sensibilizada.

Creme para inflamação e irritação

Aplique um creme de cortisona de venda permitida em fármacias, na área depilada para reduzir a inflamação.

 

Exfolie suavemente a pele

Esfoliar a pele pode ajudar a remover as células mortas da pele, o que pode prevenir a obstrução dos poros. No entanto, é importante esfoliar suavemente para evitar irritações.

Use um hidratante

Hidratar a pele pode ajudar a evitar a queratose pilar, pois mantém a pele úmida, o que impede a obstrução dos poros.

A dermatologista orienta o uso de hidratantes com ingredientes com “aveia coloidal ou ceramidas, que ajudam a acalmar e proteger a pele para minimizar o aparecimento de manchas escuras”.

“O uso contínuo desses cremes e loções certamente ajudará a suavizar a pele e minimizar a vermelhidão, e pode curar pernas de morango com o tempo. No entanto, podem reaparecer assim que o tratamento for interrompido. Isso porque é uma condição genética. A boa notícia é que geralmente esse aspecto pode diminuir com a idade”

Consulte um dermatologista

Em alguns casos, a queratose pilar pode ser tratada com um medicamento. Portanto, se os métodos caseiros não funcionarem, consulte um dermatologista.

você pode gostar também
Deixe um comentário