Covid-19 e cabelos: Por que é necessário ter cuidado com os fios?

A contaminação e proliferação do vírus pode ser contida com alguns atos de higiene pessoal. Esses vão da cabeça aos pés, incluindo os fios.

0

Desde o início da pandemia de Covid-19, muitas dicas de cuidados foram divulgadas para evitar a disseminação do vírus. Entre elas, manter o distanciamento social, usar máscaras, higienizar as mãos e objetos com álcool em gel, além de lavar as mãos corretamente ao longo do dia e cuidar dos fios.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essas ações devem ser reforçadas. Isso porque o vírus é capaz de sobreviver em diferentes tipos de superfícies, durante horas e até dias. Em relação ao corpo humano, uma das partes que o Sars-Cov-2 pode se alojar é no cabelo.

“O Coronavírus pode sim estar nos cabelos. Isso pode ocorrer porque tocamos na cabeça e principalmente, no nariz, olhos e boca. Outro costume muito frequente, em especial das mulheres, é ter o hábito de passar as mãos nos cabelos. Esse vírus tem como uma de suas características, uma camada oleosa que o envolve. Cabelo, barba e o rosto, no geral, produzem um volume maior de ‘gordura’ durante o dia, o que permite que ele permaneça por mais tempo nessas áreas”, explica a dermatologista do Complexo Médico Provida, Dra. Cínthia Mendes.

Cuidados Covid-19

Não por acaso, a área capilar também é protegida pelos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os EPIs são usados por profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Eles são constituídos por máscaras, luvas, aventais e protetores faciais.

“Para as pessoas que trabalham com idosos, pacientes, em locais como centro cirúrgicos e enfermarias, isolar os cabelos com toucas ou prendê-los, evita que os fios sejam comprometidos, contaminados e contaminem”, orienta a médica.

EPIs

Cabelo e Covid-19

A dermatologista alerta para o cuidado com os cabelos durante a pandemia. É importante a lavagem diária do couro cabeludo até as pontas, principalmente se tiver contato com ambientes de maior risco de contaminação. Sabonetes e xampus são adstringentes e eliminam a sujeira e gordura, removendo também o vírus.

“Manter os cabelos amarrados, evitar de levar as mãos nos fios, lavá-los com maior frequência, são medidas simples e necessárias para se evitar o Coronavírus”, acrescenta a médica.

Lavar cabelo

Leia ainda: Dicas para manter o cabelo saudável e hidratado durante o home office

Você pode gostar
você pode gostar também