Cortar o cabelo a cada três meses para mantê-lo forte: mito ou verdade?
Quem acredita, cumpre; quem não acredita, fica muito tempo sem cortar.
Há quem fique dividido com a informação de que deve cortar o cabelo a cada três meses. Tem gente que cumpre e, portanto, religiosamente a cada trimestre está num cabeleireiro.
Mas a maioria das pessoas realmente desacredita. Acha que é papo de cabeleireiro para persuadir os clientes a gastarem mais com cortes. Então, passa temporadas sem cortar o cabelo.
A pergunta não deixa de ressoar: a necessidade de cortar o cabelo a cada três meses é um mito? Pelo fato de a questão mexer com a cabeça de muita gente, trouxemos uma resposta direta e contundente. Veja a seguir.
Devo cortar ou não o cabelo a cada três meses?
A resposta é que sim, deve, ou pelo menos é recomendado que se faça isso. Então, cortar o cabelo a cada três meses não é mito, e sim uma verdade. O cabelo tem um tempo certo de corte para que a sua saúde e sua vitalidade sejam mantidas. A manutenção é fundamental, mas muita gente negligencia seja porque não gosta de cortar, seja porque quer mesmo deixar os fios longos.
Engana-se quem pensa que a manutenção dos cabelos se resume a lavagens periódicas com shampoo, condicionador e máscaras ou óleos de hidratação. A periodicidade do corte também é um fator importante que deve ser levado em consideração para manter bem os fios.
Qual o motivo? O cabelo cresce um centímetro a cada mês, o que perfaz pouco menos de um dedo. Com o crescimento, vem o enfraquecimento. É natural que os fios percam nutrientes à medida que crescem. Isso faz com que tenham ressecamento, mesmo lavados devidamente. Assim, frizz, pontas duplas, opacidade e queda indicam que o cabelo não está nada bom, ainda que num comprimento grande.
Com um tempo sem cortar, outra consequência é que o cabelo cresça de forma irregular, apresentando fios que crescem desordenadamente. Isso contribui ainda mais para uma aparência de descuido.
Para evitar tudo isso, é importante estabelecer com seu cabeleireiro um tempo de corte. O prazo máximo é de 90 dias, mas é o seu cabelo que determinará a periodicidade para ser cortado.