Conheça o procedimento de 90 minutos para perda de peso aprovado pelo NHS

Gastroplastia endoscópica vertical pode se tornar opção segura e eficaz para tratar obesidade no NHS.

O procedimento conhecido como gastroplastia endoscópica vertical (ESG) foi considerado “seguro e eficaz” para tratar a obesidade e poderá ser utilizado pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) na Inglaterra.

A ESG é um procedimento não invasivo que reduz o tamanho do estômago, ajudando os pacientes a se sentirem saciados mais cedo.

Como funciona

Um tubo flexível com uma câmera e instrumentos médicos é inserido no estômago do paciente através da boca. Em seguida, seções da parede do estômago são dobradas e costuradas para reduzir o volume do órgão. Geralmente, os pacientes podem voltar para casa no mesmo dia após o tratamento.

A ESG, também conhecida como “procedimento sanfonado”, é reversível e tem uma recuperação mais rápida em comparação com a cirurgia convencional para perda de peso.

Números sobre a obesidade assustam

O Health Survey for England revelou que 25,9% dos adultos na Inglaterra são obesos, e outros 37,9% estão com excesso de peso.

O professor Jonathan Benger, diretor médico do Nice, destacou que a ESG é um procedimento seguro e eficaz que reduz o tamanho do estômago, fazendo com que as pessoas se sintam saciadas com menos comida.

Ele enfatizou que a ESG pode ser realizada ambulatorialmente, reduzindo o tempo que as pessoas passam no hospital em comparação com outras opções cirúrgicas.

Embora existam opções cirúrgicas como bandas gástricas e bypass para pacientes com IMC igual ou superior a 40, ou IMC superior a 35 com outras condições como diabetes tipo 2, a ESG oferece uma alternativa menos invasiva para aqueles que não desejam ou não são elegíveis para cirurgias mais complexas.

Uma consulta pública sobre as orientações do Nice já está em andamento e será concluída em 26 de outubro. Recentemente, uma vacina para perda de peso chamada Wegovy também foi disponibilizada pelo NHS, mas apenas através de serviços especializados de controle de peso e por um período máximo de dois anos.

Deixe um comentário