Como o sono influencia na nossa saúde, entenda a importância de dormir bem

Um estudo mostrou que há um grande índice de pessoas que não dormem direito, o que chamamos de "déficit crônico de sono". Saiba mais sobre como o sono pode contribuir na sua saúde.

Dormir é muito bom, é dificil encontrar quem não goste! Mas ainda assim, existem muitas pessoas que acabam por diversos motivos dormindo menos do que deveria. As vezes por insônia, outras por distrações, ou até mesmo porque a pessoa passa muito tempo trabalhando. Muitos profissionais trabalham até a hora de dormir e acabam não tendo tempo para nada.

Não é somente o trabalho que afeta o sono, existem diversos itens que podem afetar a qualidade do sono. Os alimentos também podem interferir no sono, como por exemplo a cafeína pode ser uma dessas causas, além de outros alimentos e bebidas como o refrigerante.

O stress pode ser um fator que afeta muito a qualidade de sono, pois esse tipo de sentimento faz com que a pessoa fique ansiosa e mais atenta. Dificultando que a pessoa caia no sono. A ansiedade e a depressão são outros dois fatores que podem causar insônia.

A poluição sonora, pode ser outro fator que atrapalha o sono. O barulho do trânsito, do vizinho e até mesmo do aparelho de som, podem afetar o sono.

Por fim, a luz também pode ser um fator que afeta o sono. A luz do celular, da televisão e até mesmo da luz artificial, podem dificultar que a pessoa caia no sono.

A falta de sono pode afetar a saúde de diversas maneiras, como por exemplo, aumentando o risco de acidentes, diminuindo a capacidade de raciocínio, causando dores de cabeça, aumentando a pressão arterial e até mesmo causando depressão.

Por isso é importante que as pessoas se atentem aos fatores que podem afetar o sono, e que tratem de melhorar a qualidade do seu sono, para que assim possam ter uma melhor qualidade de vida.

As horas de sonos perdidas, dificilmente são recuperadas, já que são necessários quatro dias para recuperar totalmente apenas uma hora de sono perdido. Com isso, acabamos adquirindo o déficit de sono.

É necessário colocarmos em nossa rotina coisas básicas para trazer de volta uma noite de sono bem tranquila:

  • Ter uma rotina de horário para ir dormir e acordar diariamente, faz com que o seu sono seja mais saúdavel;
  • Entender quantas horas de sono são necessárias por dia você precisa para se sentir bem durante o dia, a média é entre 06 a 08 horas de sono;
  • É importante que você crie um ambiente agradável para dormir, mantendo a temperatura do quarto em torno de 18°C a 22°C;
  •  Evite assistir televisão ou ficar no computador próximo à hora de dormir. Isso acaba atrapalhando o sono;
    Deixe de lado os problemas e pensamentos que podem causar ansiedade;
  • Faça alongamentos para relaxar os músculos ou mesmo meditação antes de deitar;
  • Beba chá de camomila ou de erva-cidreira para acalmar;
  • Utilize um travesseiro e lençol que te deixem confortável.
você pode gostar também
Deixe um comentário