Você sabe como incluir os óleos capilares na sua rotina? Confira algumas dicas!
A rotina de cuidados capilar oferece ótimos resultados para a saúde dos fios.
Um dos produtos que dá vitalidade ao cabelo quando incluído na rotina capilar são os óleos. Além do brilho, eles protegem a haste capilar, ou seja, o comprimento do fio que sofre influência do ambiente externo com altas temperaturas e poluição. Isso acontece porque forma uma capa de proteção que além dos fatores protetores, diminuem o frizz e alinha os fios, deixando os cabelos hidratados e macios. Diante de tudo isso, separamos neste artigo maneiras de como incluir os óleos na sua rotina capilar.
Leia mais: Óleo de rícino: entenda como usá-lo
O cabelo precisa de diferentes tratamentos, dentre eles o uso de óleo.
O óleo capilar é muito versátil e pode ser usado de várias formas diferentes na rotina, desde o tratamento até a finalização das mechas. Confira agora algumas das funções dos óleos capilares:
1 protetores térmicos
Esses são fundamentais para quem usa com frequência fontes de calor nos cabelos, como, por exemplo, secador, chapinha ou babyliss. Passando o óleo sobre todo o comprimento do cabelo, eles serão capazes de impedir a perda dos nutrientes devido à temperatura elevada. Esse processo impede a quebra dos fios devido ao enfraquecimento e, além disso, garante um acabamento mais bonito. Porém, cuidado para não exagerar e ficar com o aspecto oleoso.
2- Potencializador
Eles também podem ser usados como um ativador e potencializador de produtos como máscara de hidratação. Os óleos ajudam na reposição da oleosidade perdida durante o dia a dia.
3- Umectador
O banho de óleo ou umectação é um dos procedimentos de hidratação que permite a recuperação da água perdida pelos fios. Ele pode ser realizado com os cabelos limpos, ou antes da lavagem. Porém, esse procedimento é indicado no máximo uma vez na semana. A umectação é ótima para cacheadas e crespas devido ao ressecamento da curvatura, mas também pode ser feito pelas lisas.