Como Fazer Cauterização em Casa – Passo a Passo
Aprenda como fazer uma cauterização caseira para repor a massa capilar e recuperar a saúde dos fios.
Cabelos danificados precisam de reposições de nutrientes como: vitaminas, proteínas e queratina. Também chamados de “massa capilar”, esses nutrientes podem ser readquiridos com processos de umectação, hidratação e reconstrução.
Só que, às vezes, o dia a dia agitado torna difícil a tarefa de ir ao salão para cuidar das madeixas. Por isso, preparamos um passo a passo bem legal de como fazer uma cauterização caseira.
A cauterização, também chamada de queratinização, é um processo que utiliza a queratina para promover a reparação dos danos existentes na fibra capilar. É indicado para cabelos danificados como uma espécie de hidratação mais profunda.
Como a cauterização é feita com queratina, o processo deve ser feito quinzenalmente ou mensalmente. Isso porque o excesso dessa substância pode saturar o fio, tornando-o enrijecido e mais fácil de quebrar.
Em um salão profissional com preço popular, o procedimento custa em média R$ 100,00. No mercado, existem muitas marcas que possuem uma linha própria para cauterização capilar, e os custos são bem variados.
Indicações
Uma questão muito comum a respeito da desse procedimento diz respeito ao alisamento. Como o processo envolve a selagem dos fios, algumas pessoas podem acreditar que ela alisa o cabelo, mas isso não é verdade. O cabelo vai ficar liso apenas até a lavagem para retirar o produto. Por isso, ele não é indicado para alisamento, e sim para a reposição de nutrientes.
Também é muito comum ver a cauterização sendo indicada em casos de corte químico (aquele momento de desespero no qual os cabelos ficam emborrachados). Nesse caso, o processo é super recomendável, mas não se deve usar nem o secador nem a chapinha.
Cauterização caseira
O processo de cauterização é feito em três passos simples: abrir a cutícula dos fios com um shampoo anti-resíduos, hidratá-los profundamente, e aplicar e selar a queratina.
Na hora de comprar a queratina, é importante se certificar de que ela é sem enxague, pois outros tipos desse produto são muito concentrados e podem causar danos aos fios. Então vamos lá:
Você vai usar:
1 – Queratina líquida ou em gel (sem enxague);
2 – Shampoo anti-resíduos;
3 – Máscara de hidratação de sua preferência;
3 – Protetor térmico;
4 – Secador e chapinha.
Como fazer:
Passo 1: Lave bem o cabelo com o shampoo anti-resíduos e enxague o produto. Retire o excesso de umidade com uma toalha ou papel toalha, como você costumar fazer.
Passo 2: Aplique a máscara de hidratação, espalhando bem seu conteúdo e massageando o cabelo durante a aplicação.
Passo 3: Passe a queratina no comprimento do cabelo, sem tocar a raiz. Utilize uma boa quantidade do produto e espalhe bem.
Passo 4: Aplique o protetor térmico e seque o cabelo completamente utilizando o secador.
Passo 5: Passe a chapinha com cuidado, sem esquecer nenhuma mecha. Esse processo é importante porque sela queratina nos fios.
Obs.: você deve permanecer com o produto no cabelo pelo prazo de 48 horas. Durante esse período de cauterização, não é necessário passar mais nada nos fios.
Depois da cauterização
Seguindo o passo a passo bem certinho, seu cabelo deve ficar mais forte em pouco tempo. É importante se lembrar de que esse processo é indicado em casos nos quais os fios estejam profundamente danificados. Por isso, assim que o cabelo estiver saudável novamente, não é necessário continuar com as cauterizações.
Para seguir mantendo os fios saudáveis, macios e brilhosos, a dica é pode investir em hidratações e umectações. Mas, se depois de algum tempo o cabelo pedir socorro novamente, repita o processo de cauterização.