Como fazer Cauterização Caseira

No post de hoje, trazemos um resumo sobre o que é a cauterização, além de dicas de receitas caseiras.

Você, superfã do nosso site Tudo sobre Cabelos, que acompanha todas as nossas postagens, já deve ter lido em algumas delas sobre a cauterização. Pois bem, além de dar uma refrescada na memória de vocês sobre o que é o procedimento, trazemos dicas de receitas caseiras (é claro) para poderem usar em casa mesmo. Vamos lá?

O objetivo da cauterização é proteger fortalecer os fios através da reconstrução, usando a queratina, além de repor a massa capilar. É mais agressiva e profunda do que a reconstrução, em si, e deve ser feita, no máximo, uma vez por semana, para que os fios não fiquem enrijecidos, ao invés de maleáveis, que é o resultado esperado.

Cabelos elásticos e emborrachados não podem receber a chapinha, por exemplo, porque a tração provocada pela escova, além do calor, pode piorar os fios, ao invés de recuperar.. Nesse caso, é necessário que, após a aplicação da queratina, os fios sejam secos ao natural. Após a aplicação, o cabelo não deve ser lavado por, pelo menos, 48h, a fim de que a queratina fixe bem.

Dadas as preciosas informações básicas, vamos ao que nos interessa: as receitinhas! Todas são ótimas para cabelos quimicamente tratados e podem ser repetidas a cada 30 dias, além de serem incluídas na fase de reconstrução do seu cronograma capilar.

Receita de Cauterização Caseira

Ingredientes:

  • Shampoo Reconstrutor ou antirresíduos (ele abre as escamas para que o fio receba a queratina)
  • Condicionador
  • Queratina liquida sem enxágue (obrigatoriamente)
  • Máscara reconstrutora (enriquecida com Bepantol, o que é opcional)
  • Leave-in com proteção térmica

Como fazer:

Lave os cabelos apenas com shampoo, enxaguando e tirando o excesso de água com a toalha. Em seguida, comece a aplicar a máscara reconstrutora, mecha por mecha, sem chegar à raiz. Prenda os cabelos dentro de uma touca e deixe agir segundo o sugerido na embalagem da máscara.

O abafamento da touca é importante para potencializar o efeito da reconstrução. Passado o tempo, enxágue, desembarace (cuidadosamente) os fios e aplique a queratina, também mecha a mecha e evitando a raiz. Sem tirar a queratina, aplique o protetor térmico ou leave-in para, só depois, secar os cabelos com o secador.

Você não vai precisar enxaguar porque a queratina líquida é sem enxágue e precisa ficar nos cabelos para atingir o resultado desejado. Com os cabelos secos, entre com a chapinha (necessária para selar os fios com a queratina absorvida), passando de três a quatro vezes em cada mecha. O processo deve ser feito em todo o cabelo.

Os efeitos da cauterização, se bem feita, pode durar até 30 dias, resultando em cabelos mais fortes e brilhantes. Mas, lembre-se que, mesmo usando a chapinha, a cauterização não alisa, apenas trata. Meninas cacheadas podem dispensar a chapinha para não desfazer os cachos, mesmo que temporariamente. Quem estiver com os cabelos muito elásticos deve evitar a chapinha, como já recomendado lá em cima.

Abaixo, um vídeo explicativo para ilustrar como é feito o procedimento da cauterização.

Cauterização caseira:

Meninas, o processo pode até ser um pouco longo, mas, os resultados são bem visíveis e compensadores. Ao fazer em casa, vocês acabam economizando mais, além de agredir menos os cabelos do que ao fazer no salão!

você pode gostar também
Deixe um comentário