Como entender o nível de clareamento de cada volume da água oxigenada?

Saiba identificar o quanto o cabelo pode clarear de acordo com o volume da água oxigenada para adquirir a melhor opção.

0

Oi, meninas! Como estão vocês? Falamos muito, por aqui em Tudo sobre cabelos, sobre dicas de como ficar loira e cuidados com os cabelos coloridos. Também já orientamos sobre o que significam aqueles números que aparecem na embalagem da tinta, ajudando a adquirir a coloração correta.

Água oxigenada

Agora, vamos falar sobre a água oxigenada. Sim, falamos muito pouco sobre esse produto até aqui, por isso, daremos o maior número de informações possíveis para vocês!

 

Um frasquinho de água oxigenada sempre vem em todas as tinturas permanentes, já repararam? Também já viram que, nas mechas e luzes, o produto sempre é misturado ao pó descolorante.

Pois é, o papel da água oxigenada no processo de coloração é fundamental por abrir a cutícula do fio, possibilitando que a pigmentação se fixe. E já viram que, em todo frasco, aparece um número que indica o volume do produto. Você sabe como funciona?

Pequenos dados técnicos

O nome técnico da água oxigenada é peróxido de hidrogênio, cuja fórmula química é o H2O2, indicando sua formação por peróxido de bário e ácido nítrico. Trata-se de um produto antioxidante, ou seja, altera a coloração dos fios através da oxidação.

Tintura cabelo

E como a água oxigenada atua no processo de descoloração. Como se sabe, o oxigênio (presente na fórmula água oxigenada) reage com algum ativo alcalino.

No caso do processo químico, esse ativo é a amônia, presente na grande parte das tinturas permanentes.

A amônia faz o papel de amolecer a queratina capilar, expandindo a fibra capilar e abrindo suas escamas.

Essa abertura libera o oxigênio da água oxigenada, provocando um certo inchaço, separando as cutículas, expulsando a melanina e dando abertura para que uma nova cor apareça pela descoloração.

Volume da água oxigenada

Os números constantes na embalagem variam de 10 a 40 e indicam o quanto o seu cabelo pode clarear ao usar o produto. O poder de descoloração influencia, diretamente, sobre qual é o mais indicado para cada tipo de cabelo. Quanto menor a volumagem, mais escuro ficará o cabelo. Quanto maior a volumagem, mais rápido será o efeito de clareamento.

10 e 20 volumes: indicada para os cabelos mais escuros que não desejam maior variação de cor. São as duas volumagens mais brandas. Para se ter uma ideia, a de 10 volumes, por exemplo, é usada para fins medicinais, como curativo. Esta é usada para tonalizar os cabelos ou reforçar a cor que esteja desbotada.

Já a de 20 volumes consegue abrir as cutículas, deixando-as prontas para receber a pigmentação escura, auxiliando na coloração permanente. Esta consegue clarear até dois tons.

30 e 40 volumes: indicada para quem quer, realmente, clarear os cabelos. A água oxigenada de 30 volumes clareia até três tons, podendo chegar à tonalidades como castanho claro, loiro escuro ou médio leve.

A mais forte é a de 40 volumes, ideal para as pessoas que desejam chegar ao loiro bem claro, como o platinado. Por ser mais forte, deve ser usada com cuidado, pois, pode danificar os fios que já estejam ressecados.

Como usar a água oxigenada

Conhecem aquela premissa de que “tinta não clareia tinta”? Ela também vale para a água oxigenada. O produto só consegue clarear cabelos virgens, ou seja, que ainda não tenham passado por algum processo de tintura anteriormente. Quem já pintou os cabelos antes e deseja clarear deve fazer uma descoloração ou decapagem para retirar o pigmento.

Também há que se ter cuidado durante a aplicação da água oxigenada que contém amônia em sua fórmula. Este componente é capaz de potencializar o efeito clareador da água oxigenada, exigindo acompanhamento constante durante a aplicação, já que, mesmo um produto de 20 volumes, na presença da amônia, chega a clarear até três tons, enquanto a de 40 consegue o clareamento de até 7 tons.

Observações

Além da coloração desejada e o volume da água oxigenada, é importante levar alguns fatores em consideração. Um deles é o tipo de cabelo. Cabelos virgens e quimicamente tratados clareiam mais depressa, enquanto orientais ou fios mais grossos levam mais tempo.

Tudo que é usado em exagero faz mal, então, é necessário atentar-se a não descolorir os cabelos em demasia. Além dos perigos de danos aos fios ou obtenção indesejada da cor, o uso exagerado do produto pode causar problemas de saúde, tais como obstrução dos vasos sanguíneos, deixando a pele esbranquiçada.

Ao aplicar a água oxigenada, preste atenção na proporção indicada pelo fabricante quanto à mistura ao descolorante. Normalmente, o recomendado é o uso na proporção 1:1,5 de descolorante e oxidante (água oxigenada), respectivamente.

Cabelo loiro onduladoAntes descolorir os cabelos, promova um diagnóstico capilar para verificar se seus cabelos suportarão a química. O perigo de danos é grande e pode ocasionar o corte químico.

Uma dica para reduzir o grau de agressão aos fios é acrescentar uma colher (chá) de óleo de argan à mistura de oxidante com descolorante. O produto vai amenizar os danos ao hidratar os fios, especialmente quando o volume usado for o de 40.

Então, meninas, até aqui, vimos o papel fundamental da água oxigenada na descoloração dos fios, bem como esclarecimentos sobre a volumagem e o quanto o produto pode ser agressivo aos fios.

Portanto, verifiquem bem o estado dos fios e a cor que desejam alcançar antes de aplicar o produto. Assim, vocês permanecerão com cabelos lindos, saudáveis e divamente mudados!

Beijos e até a próxima!

Como entender o nível de clareamento de cada volume da água oxigenada?
Avalie este artigo

você pode gostar também