Como cuidar de roseiras em casa e deixa-las sempre floridas
Elas são lindas e perfumadas. Aprenda o passo a passo para cuidar da sua roseira e tenha sua casa sempre bela o ano inteiro.
Quem não ama as rosas? Lindas e cheirosas, elas são símbolo do amor. No misticismo, acredita-se que é muito bom ter esta flor em casa porque ela doa toda a sua energia positiva, limpando o ambiente. Mas você sabe como cultivá-las para que fique sempre florida e bela?
Aprenda o passo a passo para ter uma roseira linda e saudável na sua casa.
Legenda: Shutterstock
Iniciando o plantio
O primeiro passo para plantar a sua rosa é escolher o vaso correto. Para isso, é preciso saber o tipo de flor que irá cultivar.
As mini rosas geralmente crescem entre 15 e 45 centímetros. Então, suas raízes irão precisar de um vaso com profundidade média de 15 cm a 20 cm.
Já as roseiras com flores maiores podem precisar de pelo menos 20 cm de profundidade para que as raízes possam se desenvolver confortavelmente.
Opte por um vaso com um furo embaixo. Coloque uma camada de cascalho de aproximadamente 2,5 cm e, então, complete até 2/3 do recipiente com substrato próprio para plantio.
Este substrato é uma mistura de terra com composto orgânico e pode ser comprado pronto em lojas especializadas ou preparado por você.
Cave um buraco no centro e acomode a roseira. No caso das plantas de tamanho normal, finque uma estaca para sustentar o caule e amarre.
Cuidando da sua roseira no dia a dia
As roseiras precisam de bastante água, por isso, procure manter o solo sempre úmido. Nos vasos grandes, pode ser necessário utilizar até 5 litros de água por dia. Uma dica para saber se a quantidade está sendo suficiente é verificar se a terra está úmida, ela não pode ficar seca e as regas devem ser diárias.
Mantenha sua flor em um local iluminado. O ideal é que as roseiras recebam pelo menos 6 horas de luz solar por dia. Elas se desenvolvem ainda melhor se estiverem expostas a mais de sete horas. Por isso, prefira deixar a sua plantinha em varandas ou áreas externas.
Procure fertilizar as suas roseiras a cada quatro ou seis semanas para que ela permaneça sempre bela, saudável e florida. Procure um produto especializado, como as fórmulas 10-10-10 ou 12-12-12.
Por fim, remova sempre as flores murchas, mortas ou desbotadas para que elas dêem lugar a outras novas e mais bonitas.