Como as mudanças climáticas afetam a saúde dos fios?

Você sabia que as alterações de temperatura pode mudar a saúde e até a aparência dos cabelos? Entenda o que acontece!

Descobrir se as mudanças no clima podem afetar os procedimentos capilares é sempre uma dúvida recorrente.

Agora, vamos esclarecer esse questionamento e ajudá-lo a entender como as variações de temperatura podem afetar o resultado final dos procedimentos capilares. Isso mesmo quando se utiliza os mesmos produtos e passos.

Fatores externos que o resultado dos tratamentos capilares

Antes de tudo, é importante lembrar que o que realmente modifica o cabelo é a fórmula química do produto utilizado, que contém os ativos necessários para promover as mudanças esperadas. 

No entanto, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração. Por exemplo, como o modo de preparar e misturar os produtos, as proporções da mistura, quem e como o produto foi aplicado, as características individuais de cada cabelo e, principalmente, as variações de temperatura.

Alterações em dias frios

Dias frios são aqueles com temperatura inferior a 15 graus Celsius, embora em algumas regiões as temperaturas possam ser ainda mais baixas. Durante o inverno, os cabeleireiros frequentemente observam alterações nos produtos, às vezes com resultados negativos e insatisfatórios.

Cremes e loções podem se tornar mais duros, densos ou firmes. Mesmo que sejam utilizados climatizadores e aquecedores, as massas dos frascos ficam geladas, como se tivessem sido retiradas da geladeira.

Por isso, é preciso aguardar até que os produtos alcancem a temperatura ideal, transmitida pelo calor do corpo da cliente, antes de começar a aplicá-los..

Veja o que pode acontecer em cada tipo de transformação:

  • Colorações podem não cobrir os fios brancos adequadamente;
  • Descolorações podem não clarear o suficiente, resultando em fundo de clareamento mais escuro;
  • Tratamentos podem não oferecer toda a recuperação esperada;
  • Alisamentos podem não agir o suficiente, não liberar completamente os ingredientes ativos ou deixar o cabelo com ondulações.

Para minimizar esses problemas, é recomendado deixar os produtos agirem por mais tempo e, em alguns casos, utilizar cremes oxidantes com um volume um pouco maior. Também é possível utilizar uma fonte de calor moderada, como uma touca ou capa plástica para isolar ou aquecer suavemente com secador na fase inicial do procedimento.

Mudanças em dias quentes

Em períodos de dias quentes, considerados aqueles com temperatura superior a 15 graus, é comum notar alterações na consistência de produtos em forma de creme ou loções, que podem ficar mais ralos, moles ou menos consistentes, mesmo sem nenhuma mudança na composição.

É importante ressaltar que, em dias quentes, tudo acontece mais rápido. Por isso, é fundamental seguir o tempo de pausa indicado nas embalagens e as orientações específicas para cada procedimento.

 

 

você pode gostar também
Deixe um comentário