Confira quais são os objetos que não se deve descartar diretamente no lixo
O descarte correto é incentivado por muitas instituições, ele evita a contaminação do meio ambiente e da população.
Embora muito já tenha sido discutido sobre como descartar os resíduos corretamente, neste artigo reforçamos as coisas mais perigosas para se descartar no lixo. Essa lista foi destacada pela Associação Ambientalista de Portugal. Continue a leitura para saber como descartar de forma correta esses objetos, evitando a contaminação.
O descarte de lixo é um problema contínuo e atual da sociedade moderna
Saber separar o que deve ser descartado é fundamental para a sociedade e para evitar complicações por contaminação com substâncias tóxicas. Confira as coisas mais perigosas para descartar no lixo:
1. Eletrônicos
Esses produtos contêm metais como o cádmio, dessa forma, não podem ser descartados no meio ambiente. Quando um aparelho finalizar sua vida útil, indica-se procurar empresas ou centrais especializadas que podem recolher esse material.
2. Óleos de cozinha e de automóveis
A gordura presente no óleo impede o tratamento da água correto, além disso, pode contaminar nascentes e lençóis de água. A melhor forma de descartá-lo é colocar em uma garrafa com tampa e entregar nos centros apropriados para reciclagem.
3. Medicamentos
Quando os resíduos das embalagens entrarem em contato com o ambiente, os microrganismos patogênicos podem se tornar resistentes aos medicamentos. Por isso, eles devem ser descartados em farmácia para que, assim, tenham o melhor destino.
4. Seringas
As seringas utilizadas para vacina ou aplicação de medicamento no ambiente doméstico devem ser descartadas de forma correta, para que seja evitada a contaminação ao ambiente, bem como a utilização daquele objeto por terceiros.
5. Termômetros
Os termômetros de mercúrio no Brasil já não podem mais ser comercializados. Porém, se você ainda tem algum desses em casa e ele acaba se partindo, não descarte-o diretamente no lixo. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa e tire a dúvida de onde descartar corretamente esse objeto.
6. Tintas
Os produtos químicos contidos nas tintas à base de óleo são tóxicos. Por isso, o ideal é que você faça a devolução da lata no local onde foi comprado.
7. Pilhas
Além de tóxico, o material presente nas pilhas é corrosivo. Caso alguma substância entre em contato com a água em tratamento, pode haver risco à saúde de toda a população.
8. Agulhas e alfinetes
Esses objetos pontiagudos são um risco para as pessoas que trabalham com coleta seletiva. Isso porque, no momento da retirada do lixo, podem ser perfurados e se contaminar com algum microrganismo presente. Assim, eles devem ser descartados separadamente.
Conscientize-se e faça sua parte ao descartar esses materiais no lixo.