CensoPet mostra qual são as raças e os nomes mais comuns de cães e gatos
Confira se o nome do seu pet está entre os mais populares.
No Brasil, os nomes de animais de estimação mais populares, especialmente entre as fêmeas, são Mel, Luna e Nina. Essas escolhas dominaram o topo da lista de preferências dos tutores de cães e gatos em todo o país no ano de 2023, conforme divulgado pelo PetCenso, uma pesquisa realizada pelo grupo Petlove.
Top 10 nomes de pets (cães e gatos)
– Mel
– Luna
– Nina
– Amora
– Thor
– Luke
– Mag
– Maia
– Teo
– Lola
Top 10 nomes de cães
– Mel
– Luna
– Nina
– Thor
– Amora
– Luke
– Mag
– Maia
– Teo
– Lola
O PetCenso foi conduzido com base nos dados armazenados na plataforma, que reúne informações de mais de 2,5 milhões de animais de estimação registrados. Somente neste ano, mais de 150 mil novos pets foram adicionados ao banco de dados, refletindo a constante expansão da comunidade de amantes de animais de estimação no Brasil.
As raças mais encontradas
Os cães e gatos sem raça definida (SRD), conhecidos como “vira-latas”, são os mais presentes nos lares brasileiros, representando 40% de todos os cães e impressionantes 98% de todos os gatos como dados do ano de 2023 indicam, de acordo com informações do grupo Petlove.
Além dos vira-latas, algumas raças específicas também se destacam nos lares brasileiros. Entre os cães, é comum encontrar Shih Tzus, Yorkshire Terriers e Spitz Alemães.
No caso dos gatos, as raças mais populares após os SRDs são o Azul Russo, o Gato de Bengala e o Snowshoe, segundo as preferências registradas até o momento.
Raças mais populares de cães
- SRD – 40%
- Shih Tzu – 12%
- Yorkshire Terrier – 5%
- Spitz Alemão – 4%
- Buldogue Francês – 3%
Raças mais populares de gatos
- SRD – 98%
- Azul Russo – 0,2%
- Gato de Bengala – 0,2%
- Snowshoe – 0,1%
- Siberiano – 0,1%
E com relação ao gênero dos bichinhos?
Quando se trata das preferências dos tutores brasileiros, a maioria ainda opta por cães machos e gatas fêmeas. Cerca de 51,2% dos cachorros registrados na plataforma são machos, enquanto 48,8% são fêmeas.
No caso dos gatos, a proporção se inverte um pouco, com 46,8% sendo machos e 53,2% fêmeas. Isso indica uma inclinação ligeira para tutores que escolhem animais de um determinado gênero.