Bom pra memória! Saiba quais são os melhores alimentos para o cérebro
A vida corrida, os anos que vão se passando e a quantidade de coisas que temos que fazer acabam interferindo na saúde da nossa memória, mas alguns nutrientes podem ajudar muito nisso, confira.
Eu ia fazer alguma coisa agora, mas esqueci… Ia te dizer algo, mas esqueci… Xi! A memória não está tão boa como antes? Sabia que alguns alimentos podem te ajudar e muito com este incômodo e trazer mais saúde ao seu cérebro?
Estes alimentos são chamados de alimentos inteligentes. Eles auxiliam na melhora de desempenho mental, na capacidade de pensar e na atenção.
Como agem os alimentos inteligentes?
Eles atuam no cérebro, aumentando a síntese de neurotransmissores, ou seja, substâncias que permitem que os neurônios se comuniquem entre si, o que é importantíssimo para nossa memória.
Os alimentos inteligentes quando ingeridos diariamente podem ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas, como a Alzheimer, e a melhorar a memória. Alguns alimentos inteligentes são:
Peixes
Peixes como a sardinha, arenque e salmão são ricos em ômega 3, substância importantíssima para a saúde das células cerebrais. Ele ajuda a produzir substâncias chamadas neurotransmissores, que auxiliam na transmissão de sinais entre os neurônios.
“O ômega-3, presente nos peixes como salmão e atum, além das nozes, auxilia na comunicação entre os neurotransmissores, fazendo com que a memória e a concentração sejam fortalecidas”, explica o neurologista Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella.
Frutas cítricas
As frutas cítricas, como laranja, abacaxi, limão e acerola, são ricas em vitamina C, importante para a saúde e para a produção de neurotransmissores.
Nozes
As nozes, como a amêndoas, avelã, castanha e amendoim, são ricas em vitamina E, substância que auxilia na produção de neurotransmissores.
Brócolis
O brócolis é uma ótima fonte de vitamina K, importante para a manutenção e a produção de substâncias chamadas neurotransmissores, que auxiliam na transmissão de sinais entre os neurônios.
Alho
O alho é fonte de um composto chamado alicina, que auxilia na manutenção da memória.
Beterraba
A beterraba é uma fonte de nitratos, que são substâncias que aumentam a oxigenação das células e o fluxo sanguíneo. Além disso também possui muitas fibras e vitaminas, como a vitamina B6, importante para a conversão de aminoácidos, que são essenciais para o funcionamento do cérebro.
E você, gostou da nossa dica? Tem um alimento que te ajuda a ter uma boa memória? Conte para nós.