Aumento da queda capilar no inverno? Saiba como evitar esse problema!
O frio pode causar o aumento da queda capilar, mas você pode conseguir reverter esse problema com algumas dicas simples.
Com as variações de temperatura, para mais ou para menos, todas as pessoas sofrem com alteração no volume de cabelos caindo. Mas durante o inverno essa queda fica mais drástica e evidente.
Só que isso é bem comum e tem diversas causas. Uma delas é a falta de sol, que ajuda a fixar nutrientes no nosso corpo. Além disso, a desidratação dos fios e do couro cabeludo também pode causar essa queda maior.
O mais comum nessa época do ano é que, com a diminuição da temperatura, tomamos banhos mais quente e mais demorados. Essa alta temperatura prejudica os fios e o couro cabeludo, fazendo com que mais fios caiam.
Reação ao clima mais frio
No inverno, as quedas de temperatura são mais bruscas. Essas oscilações para temperaturas mais frias causam maior ressecamento dos fios e de suas raízes.
O clima mais seco, além de frio, desidrata também o couro cabeludo. Quando o couro cabeludo está desidratado, os fios ficam mais secos. E fios secos se tornam quebradiços e mais propensos à queda.
Como diminuir e evitar a queda de cabelos no inverno
Um dos maiores vilões nessa época do ano é a opção por banhos mais quentes. Somado ao tempo de duração mais estendido desses banhos no inverno, temos um couro cabeludo mais desidratado.
Os banhos podem, sim, ser quentes, mas evite temperaturas muito altas ou banhos muito longos.
Use sempre shampoos específicos para o seu tipo de cabelo. Além disso, pode ser necessário o uso de shampoos antiqueda, com nutrientes específicos que auxiliam também na hidratação dos fios.
Não se esqueça do condicionador. Seu uso ajuda a manter a textura dos fios e o selamento das cutículas. Você pode aumentar a quantidade usada normalmente em momentos de frio mais rigoroso.
Além disso, não se esqueça da sua alimentação e hidratação. A saúde do corpo pode refletir na saúde dos cabelos.