Atualize-se: 1,5 milhão já têm sua nova identidade digital!
Veja o que muda e onde está sendo emitida a nova identidade, inclusive na versão digital.
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços divulgou atualizações sobre a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na última quarta-feira, 13. De acordo com as informações, a CIN já está disponível em 12 estados e, até o momento, foram emitidos 1,5 milhão de documentos.
A novidade
A nova Carteira de Identidade Nacional tem sido bem recebida desde o seu anúncio e despertado o interesse de muitos cidadãos.
Segundo o Ministério, os estados que ainda não oferecem o serviço têm até novembro deste ano para adotar a CIN como documento oficial.
Os Estados com a nova identidade implantada
Nem todos os estados já implantaram a emissão da CIN, mas ela já está disponível em vários deles: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O que tem de diferente na nova carteira de identidade nacional?
A nova versão da CIN funciona como um documento de identificação único para todos os brasileiros, baseado no número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Futuramente, a CIN reunirá diversos documentos de identificação em um único, simplificando os registros e combatendo fraudes.
Onde e como emitir a nova CIN?
O processo de emissão da CIN é simples e gratuito. Os documentos necessários incluem CPF, certidão de nascimento ou casamento, foto 3×4 e comprovante de residência.
Após reunir esses documentos, os cidadãos podem agendar o atendimento no órgão emissor, comparecer pessoalmente e seguir as instruções fornecidas.
Quando o processo for concluído, a nova CIN estará disponível para retirada. Além disso, ela também possui uma versão digital que permite o acesso a diversos serviços e a reunião de outras identificações, como a CNH e o título de eleitor.
A unificação desses documentos promete melhorar a identificação da população e facilitar os processos nas áreas de saúde, trabalho e assistência.