Antes de subir na balança, não se esqueça dessas dicas!

Fazer acompanhamento do seu peso na balança é coisa séria e não fazer direito pode te deixar bem frustrada, confira nossas dicas para que você se pese de maneira correta.

Se tem algo que pessoas que estão buscando emagrecer ou mesmo ganhar massa múscular tendem a fazer, muita das vezes, diariamente, é subir na balança.

Um procedimento simples, mas que se não for feito de maneira correta e se atentando para certas dicas, pode acabar gerando mais frustração do que resultados positivos.

Por isso, vamos te ajudar com algumas dicas de ouro para que o seu acompanhamento na hora de se pesar seja 100% eficaz! Confira nossas instruções.

A mesma balança

O ideal é utilizar sempre o mesmo equipamento. Você pode optar em ter uma balança em casa, de preferência digital, mas evite deixá-la no banheiro, já que variações de temperatura e umidade podem influenciar no funcionamento do aparelho.

Mantenha em uma superfície nivelada e fixa, sem tapetes. Outra dica bem interessante para saber se ela está calibrada é pesar 1 ou 2 kg de arroz ou outro alimento que vem já embalado.

A mesma roupa

Evite usar roupas diferentes a cada vez que for se pesar. Opte por usar a mesma roupa, ou o mesmo tipo de roupa, para que o peso mostrado seja o real. Se possível, sem roupas é melhor ainda!

A mesma hora e em jejum

A hora certa para se pesar é de manhã, imediatamente após acordar e antes do café da manhã. Isso porque, assim, terá menos líquidos acumulados no corpo.

Você também pode se pesar durante a semana, desde que seja sempre na mesma hora, e em jejum. Se o seu objetivo é emagrecer, é importante que você saiba que, ao longo do dia, o peso pode variar devido a fatores como retenção de líquido.

Não se pese no período menstrual

Por conta da retenção de líquido, é normal que o peso seja maior durante o período menstrual. Se você se pesar nessa fase, o resultado pode ser frustrante, já que não será o correto.

Acompanhe o peso e não o número

O número da balança não é o único indicador de que algo está mudando. Se você está se exercitando regularmente, pode notar que está mais leve, e essa é uma ótima forma de acompanhar a sua evolução.

Além disso, você pode acompanhar a evolução do seu peso através da medição do percentual de gordura corporal.

Tenha paciência

Lembre-se que mudar o corpo leva tempo e que não adianta esperar resultados milagrosos da noite para o dia. Portanto, mantenha-se focado e continue seguindo a sua rotina de exercícios e alimentação saudável. Tenha paciência e confie no processo.

você pode gostar também
Deixe um comentário