Cuidados com Cabelos Coloridos

No post de hoje, falaremos sobre os cabelos holográficos e fantasia, as novas manias entre as meninas que querem sair da tintura convencional.

Quem é ligada nas redes sociais, principalmente, no Instagram, já deve ter percebido uma tendência que vem, literalmente, fazendo a cabeça das mulheres: os cabelos holográficos ou de cores fantasia.

As colorações são muito procuradas por quem quer fugir das tinturas convencionais e deixam os cabelos com um efeito mágico! Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

Coloração Holográfica

A coloração holográfica é inspirada na moda dos unicórnios porque é, justamente, a impressão que eles dão ao serem vistos. A tendência conta com efeitos coloridos, misturando várias nuances em tons de azul, rosa e roxo. Como o próprio nome sugere, a coloração aproveita a incidência da luz para passear pelas possibilidades.

Como assim? Dependendo da posição pela qual você olha, do movimento do cabelo ou do ambiente, uma nova cor aparece nos cabelos. Para chegar ao efeito, o método é feito nos cabelos platinados e, partindo da mesclagem de mechas azuis, roxas, verdes e rosas. Quando finalizada a tintura, os cabelos estão muito coloridos e iluminados.

Os cabelos holográficos adaptaram o conceito de holografia (gravação de imagens ópticas tridimensionais na forma de hologramas) para os cabelos, criando o efeito de ilusão multitridimensional. As misturas são livres e transparecem a aparência de lucidez, criando a imagem tridimensional do holograma dependendo da perspectiva de que se vê.

É uma técnica muito democrática porque combina com todos os tipos e tamanhos de cabelos. Mas, uma dica é apostar em penteados (como tranças) e cabelos ondulados porque, é o movimento das mechas que vai destacar o efeito da tintura.

A técnica cria o efeito de cor tridimensional, mostrando a profundidade entre os fios. Primeiramente, é preciso começar com um tom mais neutro como base (o platinado). Depois, a tonalidade vai mudando para uma paleta mais escura à medida em que a luz se difunde através dela. E aí, vão sendo criadas novas nuances, brincando com a perspectiva da luz.

Loiras e platinadas têm apostado muito na nova tendência porque, como explicamos, a base do cabelo antes da aplicação das cores é a platinada. As morenas que quiserem aderir precisam ter em mente que, antes de tudo, passarão por processos de descoloração (bom para os cabelos virgens) ou decapagem (para cabelos coloridos) a fim de que, também, fique platinadas.

E aí, vem a recomendação: hidratação constante! O efeito é lindo, mas, o processo é um pouco penoso para os fios, então, eles pedem maiores cuidados. Cabelos bem tratados ficam mais brilhantes, além de serem menos propensos ao desbotamento. Use sempre um bom protetor solar para proteger os fios dos raios solare.

Evite, também, usar aparelhos térmicos e, se for usar, não se esqueça do protetor térmico. Seguindo a linha de recomendação quanto a temperatura, lave os cabelos com água fria, evitando água quente. Além disso, deixe de lado, por um tempo, tratamentos químicos como progressivas e alisamentos.

Para se inspirarem, segue uma galeria de fotos com madeixas holográficas, uma mais linda que a outra!

Cores Fantasia

Sabem aqueles cabelos com cores super diferentes, tipo rosa-claro, azul, violeta, acinzentados… estilo Professora Juliana, da novela Meu Pedacinho de Chão, da Rede Globo?

Professora Juliana
Professora Juliana

Então, são os chamados cabelos fantasia! Os cabelos coloridos ostentam muita exoticidade e personalidade, esbanjando estilo por onde passam. E são várias as cores: azul, rosa, roxo, violeta, mescladas, enfim, todas convergindo para a composição de um visual nada convencional e incrível.

Para chegar às tonalidades desejadas, é necessário, assim como nos cabelos holográficos, a pré-descoloração. Inclusive, alguns tons exigem colorações base específicas para chegar no resultado desejado. O azul, por exemplo, pede tons platinados prévios; amarelo e rosa, por sua vez, não pedem descoloração; cabelos já tingidos exigem a decapagem.

Os cuidados com as cores fantasia são as mesmas dos holográficos, pois, estão muito propensas ao desbotamento e precisam de retoque constante. Porém, felizmente, existem produtos e técnicas que garantem maior duração da cor. E, as novidades não param por aí. Quem quer usar os cabelos coloridos apenas por algum tempo, há produtos específicos.

São as temporárias, que já começam a desbotar entre 25 e 30 dias após a aplicação. Independente da escolha, todas as cores pedem hidratações constantes, reconstrução mensal (ou quinzenal, caso seus fios tenham se danificado mais seriamente), proteção solar e distância de procedimentos químicos fortes por um tempo.

Granny Hair

São os cabelos cinza, como da estilista Lourdes Maria (filha da popstar Madonna) e de outras celebridades americanas e européias. Para chegar à cor, é necessário uma super clareação prévia, para evitar que os fios fiquem esverdeados. O cabelo fica, praticamente, branco para, depois, chegar ao cinza.

Também é uma cor que exige muito cuidado porque, assim como as outras, tem grande propensão ao desbotamento. No caso do granny hair, a facilidade é ainda maior porque o fundo do clareamento predomina. Então, é preciso manter a nuance por meio de tonalizantes mensais, além do uso de produtos específicos, que ajudam a neutralizar o fundo de clareamento.

E aí, gostaram? Já têm fios holográficos, super coloridos ou cinza? Mostrem pra gente! Vamos adorar conhecer seus fios!

você pode gostar também
Deixe um comentário