Como Fazer Mechas Coloridas em Casa (Passo a Passo)

Vamos ensinar o passo-a-passo e dar as melhores sugestões para quem deseja fazer mechas coloridas em casa e continuar com o cabelo lindo e saudável.

Muita gente passa por aquele momento no qual bate a vontade de mudar o cabelo, ousar e deixar o look mais moderno. Uma boa opção para quem está nessa fase é investir nas mechas coloridas.

Com muito cuidado e atenção, as mechas coloridas podem ser feitas em casa, sem precisar procurar um salão de beleza. Mas é claro que, por se tratar de um processo químico, algumas precauções são indispensáveis antes, durante e depois da aplicação.

De forma geral, o procedimento é bem simples: descolorir, lavar, secar, tingir, lavar e secar novamente. Quem tem o cabelo loiro claro pode pular as primeiras etapas, já que, no caso de cabelos claros, não é preciso descolorir os fios.

Escolhendo o estilo

A primeira coisa é definir qual o resultado final desejado. Para isso, é preciso analisar bem os fios e o tom do cabelo, para garantir uma mecha bonita e que combine com a personalidade da dona.

Algumas cores vão promover uma mudança mais delicada, outras um visual mais agressivo, ousado ou radical. No mercado não faltam opções: rosa, roxo, verde, azul, laranja e vermelho.

As mechas podem ser feitas da raiz até as pontas, na parte lateral, apenas nas pontas, ou de acordo com a imaginação de quem está aplicando. Uma dica interessante para quem quer investir nesse tipo de visual, mas está com medo, é começar devagar: faça mechas discretas e pequenas e depois vá aumentando com o passar do tempo.

Muitas famosas já entraram nessa moda e arrasaram suas mechas coloridas: Avril Lavigne, Selena Gomez, Dakota Fanning, Chloe Moretz e até a brasileira Cléo Pires.

Chloe Moretz com mechas na cor rosa

Produtos

Se o cabelo tiver uma tonalidade escura (entre castanho escuro e preto), o primeiro passo é investir em produtos de qualidade para clarear os fios, ou seja, descolorir. O produto para a descoloração deve ser comprado de acordo com a cor dos cabelos, conforme a indicação a seguir.

Para cabelo loiro escuro ou castanho claro, a água oxigenada deve ser de 20 ou 30 volumes. Já para cabelo castanho escuro ou preto, será necessária uma água oxigenada de 40 volumes.

Uma dica é consultar um cabeleireiro de confiança para pegar indicações sobre boas marcas. Seja como for, não é recomendado utilizar produtos acima de 40 volumes, já que eles danificam bastante os fios.

Além da água oxigenada, é necessário comprar um pó descolorante e utensílios como: tigela, papel alumínio, luva e pincel. Para quem deseja uma mecha platinada, também é interessante utilizar um shampoo matizante (aqueles encontrados na cor roxa ou azul).

A última coisa a ser adquirida é a própria tintura (caso não opte pela mecha platinada). No final do post, falaremos sobre as principais marcas encontradas no mercado.

Passo-a-passo

A seguir, daremos o passo-a-passo para aplicar mechas em casa e garantir um resultado maravilhoso sem danificar o cabelo.

Teste de mecha: a primeira coisa a se fazer, antes de qualquer química, é o teste da mecha. Aplique uma pequena quantidade na parte detrás do cabelo, espere cerca de 40 minutos, lave, e analise o resultado. Se o cabelo estiver quebrado ou danificado, cancele a operação. Se não estiver, continue.

O teste da mecha é importante para saber se o fio está danificado ou não
O teste da mecha é importante para saber se o fio está danificado ou não

Descoloração: misture o pó descolorante e a água oxigenada em uma tigela até obter uma mistura homogênea. Normalmente, a proporção é 2:1, mas siga as instruções do produto. Separe as partes que serão pintadas para evitar manchas no cabelo. Já de luva e com auxílio de um pincel, aplique a mistura da raiz até as pontas da mecha, tomando cuidado para que ele cubra todos os fios. Corte um pedaço da folha de alumínio e envolva a mecha.

Checagem: cada tipo de cabelo tem uma estrutura e resistência diferente, então não corra riscos. A cada 10 ou 15 minutos, verifique se o processo de clareamento está completo. Geralmente, quanto mais claro o cabelo, mais rápida a descoloração. Se perceber que está muito escuro, aplique mais produto. Seja como for, o tempo máximo de descoloração deve ser de 45 minutos.

Lavagem: para remover o produto após a descoloração, enxague bem as mechas, mas sem deixar o resto do cabelo entrar em contato com elas. Depois de enxaguar com abundância, lave com shampoo normal (ou matizante se desejar um platinado). Depois, seque os fios, de preferência naturalmente ou com o secador em temperatura morna.

Coloração: agora que o cabelo está loiríssimo, é hora de receber a coloração. Com o pincel, aplique o produto (diluía no creme de cabelo para obter uma cor mais fraca, caso desejar) da raiz até as pontas, envolva com papel alumínio, e deixe agir por cerca de meia hora (ou de acordo com o indicado nas instruções do produto). Depois disso, é só lavar as mechas, sempre as mantendo separadas do resto do cabelo. Enxague para remover completamente o descolorante e lave com shampoo até que a água volte a ficar clara.

Kylie Jenner com mechas descoloridas e depois com mechar na cor verde
Kylie Jenner com mechas descoloridas e depois com mechar na cor verde

Manutenção: é indicado fazer uma hidratação no dia seguinte à aplicação das mechas e sempre que os fios parecerem ressecados. Evite lavar o cabelo com shampoos anti-resíduos, pois eles removem a coloração com mais rapidez. Para garantir uma cor sempre vibrante, reaplique a tintura com regularidade.

Tintas fantasia

As tintas fantasia são tonalizantes disponíveis em cores não naturais. Ou seja, elas são ideais para quem quer uma mecha rosa, roxa, azul, verde, turquesa entre outros tons. A seguir, citaremos as melhores tintas fantasia nacionais e internacionais encontradas no mercado.

Internacionais: algumas das marcas queridinhas internacionais que apresentam cores exclusivas e maravilhosas são a Maniac Panic, a Special Effects, a La Riche Directions e a Jeans Color, da marca Alfaparf.

Nacionais: no Brasil, também podem ser encontradas marcas muito boas como a Keraton Hard Colors e a Exotic Criativ, que possuem uma imensa gama de cores para todos os gostos.

Quando você não encontrar a cor desejada, misture um pouco da cor que você escolheu no creme de cabelo, assim a tinta irá clarear

Sugestões

Quem prefere praticidade na hora de comprar os produtos, se encontram no mercado kits de decoloração com tudo que é necessário. Já quem prefere economia deve optar por pesquisar os produtos separadamente, pois alguns kits podem não compensar financeiramente.

É muito importante seguir sempre as instruções disponíveis em cada produto. Assim, as chances de cometer algum erro no meio do processo e danificar os fios diminui bastante, e as mechas coloridas duram por mais tempo.

você pode gostar também
Deixe um comentário