Aprenda como cuidar do cabelo em cada um dos meses do ano

Cada período do ano exige cuidados especiais com os fios de cabelo, que englobam uso de finalizadores, máscaras de hidratação e reconstrução.

A chegada de um novo ano geralmente é acompanhada da criação de uma lista de metas a se cumprir ao longo dos 12 meses. Entre elas, constam futuras realizações pessoais, profissionais e até mesmo rotinas de autocuidado.

Para o sucesso dos objetivos, a tricologista funcional Valine Alencar listou 12 dicas de cuidados com o cabelo para todos os meses do ano.

Janeiro

No ápice do calor do verão, é tempo de curtir o sol na praia e piscina. Por isso, a recomendação é esquecer do secador e chapinha por uns dias, apostando nos cabelos naturais.

Fevereiro

Para promover a saúde capilar, uma grande dica é o uso de óleos naturais, como óleo de abacate e argan. Acessíveis, os produtos asseguram a hidratação e revitalização dos fios.

Março

Dizem que o ano começa só depois do carnaval e geralmente isso ocorre em março. Começando com as rotinas e atividades físicas, também são exigidos os cuidados com os fios. Invista em penteados de coques altos e prendedores mais frouxos. Depois, lave bem os cabelos.

Abril

Pensar em um cronograma capilar é fundamental, pois a fibra capilar necessita do tripé nutrição-hidratação-reconstrução. Por isso, avalie a necessidade do seu cabelo e coloque a mão na massa.

Maio

Os produtos usados para desembaraçar os fios também precisam ser observados. A opção por cerdas macias e largas costumam ser mais recomendadas, além de pentear o cabelo ainda úmido e com delicadeza.

Junho

O ideal é lavar o cabelo com água fria, mas no inverno a limpeza pode ser feita com a água morna. Isso porque, “a água quente é uma verdadeira inimiga das madeixas, causando ressecamento e desidratação”, argumenta a especialista. Além disso, é possível apostar no uso de óleo vegetal antes do shampoo, para reduzir o ressecamento.

Julho

Julho é sinônimo de férias e diversão, mas nada de descuidar dos fios. Lave-os com frequência e hidrate sempre, usando protetores solares próprios.

Agosto

Uma alternativa para eliminar os resíduos do cabelo é com o uso de shampoos detox. Eles são indicados para aplicação uma vez ao mês e garantem uma limpeza profunda, desde a raiz até as pontas.

Setembro

Na primavera, as opções podem ser de tranças laterais, rabos de cavalo, coques, penteados românticos e decorados. Todos esses podem ser ornamentados com acessórios de flores.

Outubro

Utilize loções capilares compostas por ativos estimulantes, tais como cafeína  e cúrcuma longa, que fortalecem o cabelo e estimulam fios novos.

Novembro

Em novembro, quase chegando ao final do ano, é o momento propício para adotar cuidados de preparação para festas. Aposte em máscaras hidratantes e reconstrutoras.

Dezembro

Final de ano, festas de Natal, ano-novo e muitas confraternizações. Nesse período, costuma-se usar e abusar do secador e chapinha, por isso a importância de investir em máscaras, finalizadores e redutores de frizz.

Leia ainda:  Ácido hialurônico e cabelos dão match? Entenda a ação do produto nos fios

você pode gostar também
Deixe um comentário