Bicarbonato de sódio pode ser usado para lavar os cabelos? Veja opinião de especialistas

Ingrediente natural pode ajudar na eliminação de mau cheiro, ser empregue na limpeza a seco e no couro cabeludo.

O bicabornato de sódio é um ingrediente comum nas cozinhas brasileiras. Mas ele não se restringe as receitas culinárias, podendo também auxiliar na eliminação de mau cheiro, limpeza a seco e para os adeptos de produtinhos naturais, também no couro cabeludo.

Entretanto, no último caso, o dermatologista André Moreira diz que a prática não é recomendada pelo produto ser abrasivo, o que pode deixar os fios secos e quebradiços . Inclusive, é aumentado o risco de alergias, irritações e dermatites. “Tem que ter muito cuidado ao usá-lo”, alerta o médico em entrevista ao Metrópoles.

“Ainda assim, prefiro xampus que foram testados e criados para cabelo, que trazem segurança para o paciente. Não recomendo nenhum outro produto com pegada caseira porque pode trazer malefícios, mesmo que seja algo consagrado. Cada pele reage de uma maneira”, argumenta André.

Benefícios do bicarbonato

Bicarbonato no cabelo

Em entrevista ao The Sun, o cabeleireiro britânico Ozzie Rizzo destaca que o bicarbonato tem a função de diluir a sujeira e o excesso de óleo do cabelo, quando misturado com água. Assim, o resultado é similar ao tratamento com xampu, dando mais brilho e maciez, e menos cheiros desagradáveis.

“O bicarbonato de sódio pode funcionar como um limpador clarificador para o seu cabelo, transformando a sebo protetora do seu cabelo em sabão, limpando os fios removendo qualquer resíduo do produto, bem como ‘desintoxicando’ o couro cabeludo e o cabelo”, disse Ozzie.

Alguns cuidados

Mesmo diante dos benefícios levantados, o cabeleireiro britânico tem pensamento igual ao do dermatologista, ressaltando os cuidados necessários para a prática. “Não é um tratamento recomendado se você tiver um couro cabeludo extremamente seco ou sensível ou uma condição de pele como eczema ou psoríase, pois isso pode remover a cutícula do cabelo e ressecá-lo ainda mais”, frisou.

Ozzie aconselhou que o tratamento seja realizado somente uma vez na semana ou ao mês, de acordo com o estado do couro cabeludo. Também, a quantidade de bicarbonato tem que ser diminuída a partir da segunda aplicação. “O bicarbonato de sódio pode se tornar extremamente seco se usado com muita frequência”, acrescentou.

Receita de tratamento com bicarbonato de sódio

Ingredientes:

  • 1 copo de água;
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • Gotas de óleo essencial de sua preferência;
  • Vinagre de maçã.

Em um recipiente, misture o bicarbonato com a água e depois acrescente o óleo essencial. Com os cabelos molhados, aplique suavemente por todo comprimento dos fios .

Massageie bem, deixando agir por alguns minutos e depois enxague com água abundante. Finalize o tratamento passando o vinagre de maçã por todo o cabelo, com o objetivo de restaurar o equilíbrio do pH.

Leia ainda: Tratamento capilar – Como fazer tratamentos no cabelo em casa

você pode gostar também
Deixe um comentário