Alerta na cozinha: os 4 alimentos que não devem ser requentados
Saiba os riscos à saúde de requentar alguns alimentos do dia a dia, segundo especialistas.
Com o estilo de vida agitado de muitas pessoas, a prática de requentar alimentos pode ser uma forma de economizar tempo e dinheiro. No entanto, é importante ter cautela, pois alguns alimentos não devem ser reaquecidos, pois podem colocar em risco a saúde das pessoas. A nutricionista Kim Lindsay, em entrevista ao portal britânico Daily Mail, elencou quatro alimentos que nunca devem ser requentados: arroz, batata, ovo e espinafre.
Arroz
O arroz é considerado um alimento inofensivo, mas pode conter uma bactéria chamada bacillus cereus. Esta bactéria nem sempre é morta durante o processo de cozimento, e pode causar intoxicação alimentar. Os sintomas incluem vômito, diarreia e cólica abdominal. É importante evitar reaquecer o arroz, pois as bactérias se desenvolvem rapidamente com o passar do tempo.
Batata
A batata é um vegetal que pode levar ao crescimento de clostridium botulinum, toxina que causa o botulismo, se permanecer fora da geladeira por mais de duas horas. Cozinhar as batatas em papel alumínio pode aumentar ainda mais o risco de botulismo, pois o material corta o oxigênio e pode promover o crescimento de bactérias na batata. No caso do purê, ingredientes perecíveis, como leite e manteiga, também podem elevar as chances de doenças.
Ovo
Os ovos podem transportar salmonela, que causa intoxicação alimentar. Se já preparados, devem ser ingeridos na hora, pois deixá-los “descansando” por longos períodos ajuda na proliferação dessa bactéria. Na geladeira, antes de ser consumido, o ovo pode durar até seis semanas.
Espinafre
Reaquecer o espinafre pode aumentar o risco de câncer. Vegetais de folhas verdes contêm nitratos, que podem ser convertidos em nitrosaminas, substâncias cancerígenas, ao serem aquecidos, sobretudo mais de uma vez.
Requentar alimentos é uma prática comum, mas é preciso ter atenção. Além desses alimentos, outros também podem apresentar riscos à saúde quando reaquecidos, como carnes e frutos do mar.É importante seguir as boas práticas de higiene na cozinha, armazenar corretamente os alimentos na geladeira e não reaquecer mais de uma vez. Assim, é possível aproveitar os alimentos de forma segura e saudável.