Água quente ou água fria: Entenda qual a melhor opção para lavar os cabelos
Entenda o que cada temperatura da água pode fazer com seus cabelos e escolha a melhor opção
A temperatura ideal para lavar o cabelo depende das necessidades individuais. Água fria, quente ou morna têm benefícios e desvantagens diferentes.
A água quente na lavagem dos cabelos
A água quente tem a vantagem de remover impurezas com facilidade, mas pode causar problemas como aumento da oleosidade, ressecamento, opacidade e fragilidade dos fios.
Além disso, pode desbotar a cor do cabelo e prejudicar a definição dos cachos, especialmente em cabelos tingidos ou encaracolados.
A água quente pode prejudicar a saúde dos fios de forma geral, deixando-os ressecados e o couro cabeludo mais oleoso. Por isso, é recomendado evitar o uso de água quente para lavar o cabelo, de acordo com dermatologistas.
O que a água morna pode fazer pelos seus cabelos?
A água morna, quando combinada com massagem no couro cabeludo, ajuda a remover a oleosidade e as células mortas, promovendo a oxigenação. O vapor gerado durante o banho também intensifica a hidratação dos cabelos, penetrando mais facilmente nos fios.
Escolhendo a água fria
A melhor opção para lavar os cabelos é utilizar água morna a fria, pois não agride o couro cabeludo, a haste capilar e não interfere na produção de oleosidade nem causa ressecamento do cabelo ou da pele.
O uso de água fria é vantajoso para o cabelo, pois não estimula a oleosidade do couro cabeludo e reduz danos à haste capilar. Isso mantém os fios protegidos, hidratados e com menos frizz. A longo prazo, o cabelo se torna mais saudável, hidratado, brilhante e com menos porosidade.
No inverno, é importante evitar água muito quente durante o banho, pois isso pode ser prejudicial tanto para o cabelo quanto para a pele. O ideal é manter a água em temperatura morna e evitar banhos prolongados. Isso ajuda a preservar a saúde e a hidratação dos cabelos e da pele.