Adote o consumo cosciente no dia a dia
O consumo consciente influencia na vida de quem o pratica, assim como na economia de uma comunidade, na sociedade como um todo e no meio ambiente.
O consumo consciente não é somente uma moda, algo que está surgindo e pode ser passageiro.
O consumo consciente é definido pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto Akatu como o ato de pensar em como seu consumo impacta o seu convívio e o mundo e os possíveis hábitos que se pode tomar para reduzir os danos causados ao meio.
E não é muito difícil dar o primeiro passo para um consumo consciente e nós resolvemos ajudar você a dá-lo, oferecendo aqui 5 dicas muito importantes e úteis para você adotar no seu cotidiano.
Compras por impulso: Evite!
Para começar, normalmente a compra por impulso é uma compra desnecessária. Além de possivelmente ser algo de que você não precisa, poderá gerar um lixo desnecessário.
Além de afetar negativamente suas finanças, o impacto no meio ambiente pelo descarte extra de lixo é gigantesco no mundo todo.
Uma dica de consumo consciente é a busca por itens seminovos caso seja possível.
Tecnologia
A tecnologia pode ser uma grande aliada para o consumo consciente. Substituir materiais físicos, como cadernos, anotações e outros papeis por aparelhos eletrônicos é uma boa ideia.
Busque sempre equipamentos que tenham boa durabilidade e, quando for necessário, faça o descarte em local próprio para isso.
Plástico
O plástico é um dos grandes vilões do mundo sustentável. Nem sempre reciclado, gera um grande volume de lixo pela dificuldade de compactação e lenta decomposição quando descartado em aterros ou no ambiente.
A dica é utilizar menos plásticos ou substituí-lo por outros materiais. Depois de utilizadas, reaproveitar sacolas e garrafas sempre que possível.
Descarte
Evite o descarte de itens que podem ser reaproveitados. Materiais, roupas, equipamentos. Doe. O que não é mais útil para você pode ser algo importante para outra pessoa.
É uma dupla vantagem, o reaproveitamento por outra pessoa de algo que você não usa mais e a diminuição de lixo produzido e descartado no ambiente.
Informação
A desinformação ainda é um grande oponente do consumo consciente. Além de adotar mudanças na nossa rotina pessoal, precisamos da conscientização coletiva e da cobrança de órgãos regulamentadores e governos para fiscalização e subsídios para que o consumo consciente seja realmente uma realidade.