Adolescente reclama da mãe em carta escrita há quase 4 mil anos
Isso mesmo! A rebeldia e as preocupações com seu status não são coisas apenas dos nossos tempos.
Não é só na vida contemporânea que um adolescente quer entrar na vida adulta mostrando seu status. Essa carta intrigante de um estudante babilônico, datada de aproximadamente 1792 a 1750 a.C., está causando sensação nas redes sociais, especialmente no TikTok.
O remetente, um jovem chamado Iddin-Sin, expressa um dilema que poderia ser compreendido por qualquer adolescente, mesmo atualmente.
Em um típico desabafo, ele reclama das suas roupas e pede por novas. O trecho da carta diz: “Minha querida mãe, envie-me roupas novas. As roupas que você me enviou estão velhas e rasgadas. Não quero mais parecer um mendigo.”
Quase 4 mil anos!
A carta em questão possui apenas três linhas e foi compartilhada pelo criador de conteúdo educativo Michael R. McBride, que, de forma humorística, destaca a ironia de que se trata apenas de uma carta de um estudante da Antiga Mesopotâmia para sua mãe.
Imagem: Reprodução
A carta de Iddin-Sin endereçada a Zinû é conhecida tecnicamente como TCL 18 111. De acordo com a biblioteca digital Cuneiform Digital Library Initiative, o texto faz parte de uma tábua de cartas escavada em Larsa e atualmente está sob a guarda do Museu do Louvre, em Paris, França.
Aspirações de um adolescente
Na época em que Iddin-Sin viveu, era comum que filhos de funcionários públicos e jovens que almejavam se tornar padres ou escribas frequentassem internatos para estudar a escrita cuneiforme e a literatura. Não se tem certeza se Iddin-Sin estava morando longe de casa, mas há suposições nesse sentido.
Também não está claro se o próprio jovem escreveu a carta ou se a ditou a um escriba. No entanto, é evidente que o adolescente estava insatisfeito com a qualidade das roupas feitas por sua mãe e desejava que ela enviasse vestimentas novas.
Essa carta antiga oferece uma fascinante janela para as preocupações e aspirações de um jovem há milênios atrás, o que é extremamente interessante para matar a nossa curiosidade!