Absorventes masculinos: o novo passo de uma empresa de produtos menstruais
A menstruação não é uma casa somente para as mulheres. Os absorventes internos masculinos também podem ser utilizados por homens trans e pessoas não binárias.
Uma companhia finlandesa, Vuokkoset, especializada em artigos menstruais, anunciou recentemente os “absorventes internos masculinos” no Dia Internacional do Homem e durante a Semana Internacional de Conscientização sobre Transgêneros. Confira a seguir para mais detalhes!
Absorventes para homens: qual significado?
De acordo com a própria Vuokkoset, em uma nota à imprensa, “A menstruação não é um problema apenas para as mulheres, uma vez que homens trans e pessoas não binárias também podem ter útero e menstruar”.
O absorvente, denominado “Tampões para Homens”, é comercializado em uma caixa de cor azul marinho que informa “Para Homens” e “Estrução” enrolada no lado oposto, onde significa “Para Menstruação”. Além disso, a embalagem destaca que “a menstruação não é uma questão de gênero”.
Vale dizer que as concepções e os termos associados à menstruação são fortemente moldados pela questão de gênero. Além disso, é relevante destacar que a menstruação não deve ser considerada como um indicador exclusivo de feminilidade.
Dessa forma, ao modificar comportamentos e ampliar horizontes, podemos erradicar a discriminação contra as minorias de gênero.
De modo geral, a Vuokkoset ressalta que abordar a temática da identificação de gênero em produtos de higiene e a ansiedade associada à menstruação em homens trans evidencia que, para essa comunidade, a experiência da dor menstrual transcende o aspecto puramente físico.
Alega-se que 93% dos homens trans vivenciaram situações de gênero vinculadas à menstruação e à disforia de gênero.
Fonte: makta_Wariatka / Canva
Empresas que se sensibilizaram
“Nossa cultura não reconhece realmente a diversidade de indivíduos menstruados”, afirma Dakota Robin, consultora de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) e referência da campanha.
A Callaway, uma entidade britânica, possui uma campanha denominada “Tell the Whole Bloody Truth”, em tradução – “Diga toda a maldita verdade”. Destina-se a reconhecer falas de “pessoas com menstruação“, que retratam diversas deficiências e identidades de gênero.
Inclusive, o próprio diretor de marketing da empresa salientou que “é hora de reconhecermos que não apenas as mulheres cisgênero menstruam”.
Tampax, uma companhia americana, publicou em 2020 que “Fato: nem todas as mulheres menstruam. Também é um fato: nem todas as pessoas que menstruam são mulheres. Vamos celebrar a diversidade de todas as pessoas que sangram!”.
Por fim, a Instituição Untaboo postou no Instagram que “Equidade no período significa defender todas as pessoas que sangram”.