Você sabia que em alguns lugares as horas passam mais rápido?

A proximidade com o centro da Terra pode influenciar na velocidade do tempo; Saiba como.

Tudo o que pensamos e sabemos a respeito da gravidade só é possível por conta da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein. De acordo com o cientista, o tempo e a gravidade têm relação significativa! O tempo tem relação com a gravidade, e não é constante. Ou seja, quanto mais alta for a altitude, mais rápido o tempo passará. Quer saber se a gravidade influencia no envelhecimento? Então, continue a leitura.

A percepção do tempo também sofre influência da altitude de algo na Terra.

Se você estiver no Monte Everest, é possível que envelheça mais rápido quando comparado às pessoas que moram próximas ao nível do mar. De acordo com essa teoria, o universo com mais gravidade significa maior distorção no espaço-tempo.

Em uma live para o LiveScience, o físico James Chin-wen Chou explicou que a distância do campo gravitacional influência na distorção e, consequentemente, na dilatação do tempo.
O pesquisador do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) em Boulder ainda completou:

“A gravidade nos faz envelhecer mais devagar, em termos relativos. Comparado a alguém que não está perto de nenhum objeto maciço, estamos envelhecendo mais lentamente em uma quantidade muito pequena. Na verdade, para esse alguém, todo o mundo ao nosso redor evolui mais lentamente sob o efeito da gravidade.”

De acordo com o especialista, você se estiver mais perto do centro de massa e do centro de gravidade, o tempo vai passar mais devagar. Assim, em todos os locais mais baixos do planeta e próximos ao centro da Terra, a distorção será maior.

Esse fato pode ser observado em estudos do NIST que utilizaram relógios atômicos, ou seja, material de altíssima precisão. Ao final, os cientistas concluíram que o tempo passa mais rápido apenas 0,2 milímetro acima da superfície terrestre, mas essa diferença não é perceptível no dia a dia.

A gravidade influencia no envelhecimento de forma sutil. Suponhamos que gêmeos participassem de uma análise, um ficaria por um tempo no alto do Monte Everest e o outro ficaria perto do nível do mar, existiria essa diferença, mas seria bem pequena.

Em situações não cotidianas, a diferença deve ser considerada, principalmente quando falamos de satélites! Por estarem muito acima da terra, cerca de 20 mil km, eles necessitam de extrema precisão para funcionar. Com isso, para se adequar, eles precisam funcionar 47,5 microssegundos mais rápidos a cada 24 horas.

você pode gostar também
Deixe um comentário