5 alimentos que podem ajudar na sua saúde mental
Adicionar esses alimentos a sua dieta ajuda reduzir o estresse e te dá mais energia.
O processo de envelhecimento é natural do corpo humano, porém existem algumas estratégias que nos ajudam a envelhecer de forma saudável. Na sua alimentação a presença de alguns alimentos pode te ajudar tanto na perda de peso quanto na manutenção da sua saúde mental. Isso porque os alimentos que consumimos podem prejudicar ou beneficiar o nosso envelhecimento cerebral. Pensando nisso, separamos alguns alimentos que podem ajudar na sua saúde mental.
Leia mais: O açúcar é seu maior inimigo contra a demência e falta de memória
Comer saudável garante uma boa saúde física
Confira a lista de alimentos que separamos para vocês:
Abacates
Esse alimento é rico em ácidos graxos monoinsaturados. Eles são responsáveis pela redução da pressão alta e da diminuição do risco de declínio cognitivo. Além disso, são fonte de vitaminas como vitamina K e folato, as quais aumentam a memória, melhoram a função cerebral e, o mais importante, reduzem o risco de derrame cerebral.
Iogurte
Além de serem ricos em probióticos, eles ajudam a reduzir a sua ansiedade. Eles colaboram para a manutenção da sua saúde intestinal e digestiva. Assim como são ótimos para o cérebro. O iogurte influencia no aumento do nível de serotonina, hormônio responsável pela melhora do humor e redução do estresse. Também é fonte de magnésio e potássio, que fazem parte da oxigenação do cérebro.
Nozes
Ricas em ácidos graxo ômega 3, ajudam no combate a depressão e perda de memória. A amêndoas, tipo de nozes, possui fenilalanina, o que ajuda no aumento dos níveis de dopamina, causando relaxamento.
Vegetais de folhas verdes
Esses alimentos são excelentes para a nossa saúde geral. Alimentos como espinafre, acelga, rúcula e folhas de dente-de-leão são ricos em folato. Essa vitamina é essencial ao nosso corpo, pois ajuda a manter o cérebro saudável. Esse é um ponto fundamental para o envelhecimento saudável com a função cognitiva em funcionamento.
Chocolate amargo
O chocolate deve ser consumido preferencialmente com maior teor de cacau, ou seja, amargo. Esses chocolates são ricos em antioxidantes como os flavonoides, que ajudam a aumentar a memória e a atenção.