Você acredita em Amor à primeira vista?
Será que existe realmente amor à primeira vista? Quem nunca se perguntou isso, que atire a primeira pedra! Até a Ciência foi atrás para descobrir, veja!
O amor à primeira vista é um conceito que envolve muita paixão e intensidade. Muitas pessoas acreditam que esse tipo de amor existe e contam que já vivenciaram essa experiência na vida.
Essa questão é algo bem complexa até mesmo para a Ciência, porém, mesmo com alguns obstáculos para conseguir desvendar se é real ou não, já avançaram bastante nesse assunto.
Os estudos apontam que aproximadamente 60% das pessoas ja vivenciaram o amor à primeira vista. A sensação que surge quando isso acontece vai além da atração física, surge a certeza de que essa é a pessoa certa para você. Alguns estudos indicam que as pessoas que acreditam nesse tipo de amor costumam ser mais românticas e idealistas.
Você teve um amor à primeira vista? Pode ser que seja apenas uma distorção mental.
Nosso cérebro vive pregando peças em nós o tempo todo e nessa situação pode acontecer o mesmo. Muitos casais depois que estão juntos já ha algum tempo, afirmam que o que tiveram foi um amor à primeira vista e que era certeza que ficariam juntos desde o primeiro dia em que se viram.
Mas a verdade, esta sensação se diz mais ao seu presente do que o que aconteceu. Pode ser que seja o seu cerébro te trazendo a lembrança do primeiro encontro, porém, com os sentimentos de afeto do que você vive hoje.
Outro nome sugerido pela Ciência, que pode ser confundido com o famoso “amor à primeira vista”, é o efeito Halo
Esse fenômeno ocorre quando as características de uma pessoa são exageradas pelo observador. Por exemplo, um homem alto, moreno, bonito e bem-sucedido pode ser considerado por algumas mulheres como um príncipe encantado. Mas isso pode ser apenas um truque do cérebro. A teoria do efeito Halo é comprovada por estudos de especialistas e é baseada na experiência de seus autores.
Quando conhecemos alguém e passamos a gostar dessa pessoa e ficamos apaixonadas, passamos a enxergar diversas qualidades, a pessoa é legal, inteligente, confiável e etc. Assim, nos apaixonamos por essa projeção, por essa ideia que formamos e que nem sempre corresponde à realidade.
É claro que nem sempre se trata desta Teoria. É fato de que tendemos a identificar as pessoas semelhantes a nós como mais atraentes e também julgá-las como mais confiáveis.
Por fim, para deixar ainda mais claro se existe realmente amor à primeira vista, Robert Sternberg estabeleceu que o amor é a combinação de três elementos:
- Paixão: designa o desejo, o impulso ou a necessidade de estar com a outra pessoa. Inclui excitação e desejo sexual.
- Intimidade: é o sentimento de proximidade, conexão emocional e confiança que existe entre duas pessoas.
- Comprometimento: refere-se à intenção e decisão de permanecer no relacionamento de longo prazo, apesar das dificuldades e obstáculos passados e dos que estão por vir.