Por que não conseguimos lembrar de quando éramos bem pequenos?

Grande parte de nós não conseguimos ter memórias dos nossos primeiros anos de vida. Especialistas chamam esse esquecimento de amnésia infantil, saiba mais sobre.

Uma dúvida que já se passou na cabeça de todo mundo é: Por que não consigo me lembrar de quando era bebê? De coisas que aconteceram ainda na minha infância, nos meus primeiros anos de vida?
Bom, a ciência também já foi atrás de tentar descobrir isso e deram o nome para esta condição de: Amnésia Infantil.

O fato de não termos memória dos anos iniciais da infância é o que a ciência chama de amnésia infantil, ou seja, uma perda gradual e natural de memórias obtidas nos primeiros anos de vida.

Os estudiosos da psicologia, conseguiram identificar que isso acontece porque aquelas memórias não são reforçadas ou repetidas, se perdendo ao longo do tempo.

Além disso, um ponto importante sobre a memória é que nós com a capacidade humana, a temos para recordar experiências vividas. Essas experiências pontuais são chamadas memórias episódicas e possuem uma relação com uma parte do nosso cerebro chamada Hipocampo, localizada no lobo temporal.

Quando ainda bebê, esta área do hipocampo ainda não está desenvolvida por completo, os pesquisadores dizem que se desenvolve por volta dos 4 anos de idade, período onde as crianças começam a se lembrar de coisas de forma mais consistente. Isso explica muito sobre o porque não conseguimos lembrar muitas coisas, não é mesmo?

A linguagem tem um papel muito significativo na absorção das memórias. A primeira infância, que acontece quando a criança tem entre um e seis anos, é a parte da vida em que ela começa a se comunicar através das palavras e se torna fluente na língua nativa. O ato de se comunicar e verbalizar as situações do dia a dia auxiliam na formação das memórias.

Uma equipe de Pesquisadores de Psicologia realizaram um estudo em 2005, onde entrevistaram crianças que passaram por alguma lesão típica da infância, como um machucado no joelho. E nos resultados, aquelas que tinham aproximadamente 3 anos de idade que conseguiram contar aos seus pais sobre o ocorrido na época em que ele aconteceu, conseguiram se lembrar da situação até cinco anos depois.

Ainda que crianças pequenas não se lembrem depois de alguns eventos, é importante não deixar de realizar atividades diversas com elas. Isso ajuda na formação, no desenvolvimento, na interação social, na autonomia, na criatividade, na coordenação motora, na autoestima e na atenção.

você pode gostar também
Deixe um comentário