Crianças também sofrem com queda de cabelo
A queda de cabelo em crianças é um problema muito comum, apesar de desconhecido para muitas mães. Estresse, ansiedade, cobrança são motivos que geram a perda dos fios.
Sabemos que os adultos sofrem bastante com a queda de cabelo por motivos emocionais, e os médicos tricologistas apontam que crianças também passam por esta condição quando lidam com situações estressantes, ansiedades, cobranças e etc.
A queda de cabelo em crianças, em muito dos casos, costuma ser o resultado de uma reação emocional às situações de estresse, como um primeiro dia de aula ou uma briga na escola, por exemplo.
O médico tricologista Dr. Ademir Carvalho Leite Júnior conta que enquanto uma criança vai se desenvolvendo, as alterações de seu organismo também podem gerar a queda dos fios. Os hormônios da adolescência possuem uma influência direta na saúde dos cabelos e no couro cabeludo também.
“Quando hormônios esteróides que atuam na pele passam a interferir no comportamento das raízes capilares, há duas opções: ou eles estimulam o crescimento dos fios ou, em alguns casos, podem causar atrofia dos mesmos, configurando a alopecia androgenética (calvície)”, conta o Dr. Ademir.
Além das quedas ocasionadas pelo organismo e pelo cunho emocional, existem também aquelas que acabam sendo “propositais ou acidentais”. Onde é utilizado produtos químicos capilares nos cabelos e acaba afetando a saúde do couro cabeludo.
“Para mim, este não é um problema de saúde, mas sim de responsabilidade dos pais e de profissionais que permitem e realizam, respectivamente, procedimentos assim nos pequenos”, comenta o doutor.
Como prevenir a queda capilar?
Existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a queda capilar em crianças, como:
Manter o corpo hidratado
O ideal é que a criança tome pelo menos 2 litros de água por dia. Os alimentos ricos em água, como frutas e vegetais, também são importantes para evitar a queda capilar. A ingestão desses alimentos também ajuda a manter o corpo hidratado.
Fazer massagens no couro cabeludo
A massagem no couro cabeludo ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a estimular o crescimento do cabelo. Por isso, é um excelente hábito para evitar a queda capilar em crianças.
Evitar usar produtos químicos
Os produtos químicos, como tintura, alisamento e até mesmo a escova, podem prejudicar o cabelo, deixando-o debilitado e frágil. Por isso, é importante evitar o uso de produtos químicos para evitar a queda capilar em crianças.
Ingerir alimentos ricos em vitaminas e proteínas
Para manter o cabelo forte e saudável, é importante ingerir alimentos ricos em vitaminas, como a vitamina B12 e a vitamina C, e em proteínas.
Prestar atenção às emoções
Por fim, a queda capilar pode estar relacionada ao estresse, seja físico ou mental. Por isso, é importante prestar atenção às emoções, fazer atividades que relaxem, como ouvir música ou brincar, e procurar o médico para tratar o problema. E sempre procurar o médico para avaliar o problema e prescrever o tratamento necessário.