Roacutan para afinar o nariz? Entenda o perigo da nova moda da internet

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou um alerta para o uso indevido de remédios com isotretinoína.

Quem nunca teve acne? Isso é normal na história de todos nós, e em alguns casos foi preciso utilizar remédios para a realização de tratamento e combate da infecção, ou inflamação das glândulas sebáceas na base dos pelos.

Mas, o que vem chamando a atenção das autoridades em saúde é sobre o perigo da automedicação, principalmente em casos de doenças menores, onde é mais comum que a população tome remédios por conta própria.

Afinar o nariz com automedicação? Será?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou um alerta para o uso indevido de remédios com isotretinoína, como o medicamento popularmente vendido com o nome Roacutan.

Utilizado para tratamento de redução das acnes na pele, o medicamento está sendo aplicado com o suposto intuito de afinar o nariz e tem ganhado popularidade. A isotretinoína vem tendo mais visibilidade, inclusive, com desafios nas redes sociais.

Em outros casos, eles alertam que medicamentos indevidos e essa prática estão sendo realizados principalmente entre os jovens adultos. Não há qualquer evidência de que o produto tenha esse efeito buscado pelos pacientes, o de afinar o nariz.

Efeitos da medicação

De acordo com o diretor de mídia eletrônica da entidade, Moysés Lemos, o remédio age diminuindo as glândulas sebáceas. Somente no caso de uma doença chamada rinofima, tipo de outra patologia denominada rosácea, pode ocorrer a redução do nariz como efeito de uma redução das glândulas que produzem sebo. Contudo, isso não significa que ocorrerá em outras situações.

A administração do medicamento sem acompanhamento pode expor a pessoa a efeitos adversos. O uso pode provocar elevação dos níveis de colesterol no sangue e consequências danosas sobre o fígado.

“Não existe comprovação de que pessoas sem essa doença possam ter o afinamento. O nariz tem grande diferença em relação à genética da pessoa. A SBD não recomenda o uso do medicamento para essa finalidade”, explica o médico.

Deixe um comentário