O que os especialistas dizem sobre dormir ao lado do celular?
Investigamos os efeitos de dormir próximo ao celular na sua saúde.
Dormir perto do telefone e a possível influência da radiação são preocupações que levantam questões sobre a saúde, mas há diferentes aspectos a serem considerados. Confira abaixo!
Radiação de telefones celulares
Imagem: WordPress
Não há evidências definitivas de que a radiação emitida por smartphones afete a saúde a longo prazo. A radiação de dispositivos móveis é classificada como “não ionizante” e não foi comprovado que tenha efeitos nocivos à saúde.
Agências de saúde internacionais pesquisaram e classificaram a radiação de radiofrequência como um “possível carcinógeno humano”, mas isso não é uma confirmação definitiva de danos.
Impacto no sono
Dormir perto do telefone pode afetar a qualidade do sono devido ao estímulo mental que o uso do telefone envolve. Usar o telefone antes de dormir ou na cama pode levar a sono insuficiente e até de má qualidade, pois o cérebro permanece alerta.
A luz emitida pelos smartphones pode interferir na produção de melatonina, afetando o ritmo circadiano e a qualidade do sono.
Variações individuais
Os efeitos de ter o telefone próximo à cama podem variar de pessoa para pessoa. Indivíduos com insônia crônica podem se sentir mais alertas e ansiosos se o telefone estiver próximo, o que prejudica seu sono.
Por outro lado, algumas pessoas podem se sentir mais seguras com o telefone próximo, dependendo de suas circunstâncias de vida.
Deste modo, a preocupação em relação ao lugar onde você coloca o telefone à noite não diz respeito apenas à radiação, mas ao uso do telefone. Isso pode afetar a qualidade do seu sono e seu senso de segurança.
A decisão de dormir com o telefone ao lado da cama deve ser baseada na relação pessoal que você tem com o dispositivo e como ele influencia sua qualidade de sono e bem-estar.
Para muitos, reduzir o uso do telefone antes de dormir e manter o aparelho a uma distância razoável pode ser uma escolha mais benéfica para a saúde.