Quer ganhar massa muscular? Esses 4 hábitos devem estar na sua rotina
O ganho de músculos exige hábitos que vão além da rotina na academia
Para certos indivíduos, adquirir massa muscular pode se tornar uma tarefa árdua, principalmente quando estão incertos sobre o ponto de partida. Assim, muitos acabam adotando práticas pouco aconselháveis, que podem afetar seus resultados. Considerando isso, listamos algumas práticas saudáveis para ajudar no desenvolvimento muscular.
Imagem: bondarchik | Getty Images
Ter o sono em dia
Ao pensar em academia e musculação, as pessoas costumam associar essa atividade diretamente à alimentação e aos próprios exercícios físicos. No entanto, o que muitos não sabem é que o sono desempenha um papel igualmente importante.
Afinal, para que os músculos cresçam, é preciso irrigar as fibras, algo que só é possível quando gastamos pouca energia. Ou seja, durante o sono.
Manter uma alimentação equilibrada
Outro fator importante em relação à hipertrofia é a alimentação. Em geral, o foco acaba sendo apenas nas fontes de proteína, o que leva a um consumo excessivo de carnes, ovos e laticínios, o que pode ser até mesmo prejudicial.
No entanto, se você realmente deseja ganhar mais massa muscular, precisa equilibrar sua alimentação entre fontes de proteína, carboidratos, fibras e até mesmo gorduras. Claro, sem contar os micronutrientes, como vitaminas e minerais.
Aumentar a carga
Ao se falar sobre academia, muitos erros são cometidos por iniciantes, que vão desde a execução dos exercícios até a má distribuição dos treinos. Porém, uma dica que é válida para todos e que não pode ser ignorada, é a progressão de cargas.
Embora possa parecer difícil no início, esse é um processo extremamente necessário para o crescimento dos músculos. Por outro lado, também é importante evitar excessos, pois eles podem levar a lesões e execuções inadequadas, o que não contribui de forma alguma.
Beber bastante água
Que a água faz muito bem para a nossa vida, todo mundo já sabe. Ainda assim, algumas pessoas acabam ignorando o seu papel no ganho de massa muscular. Como mais de 70% do corpo humano é composto desse líquido, é preciso repô-lo constantemente.
Caso contrário, você sentirá os efeitos negativos da desidratação, que incluem a perda de músculos. Ou seja, esforçar-se para beber um pouco mais de água durante o dia pode fazer uma grande diferença.