O ingrediente secreto na luta contra o câncer pode estar na sua cozinha
Um dos temperos utilizados em preparações foi apontado pelos pesquisadores como aliado à prevenção ao câncer
Muitas doenças surgiram ao longo dos anos no mundo e, embora atualmente existam os tratamentos efetivos para algumas, outras ainda não possuem essa resposta científica e afetam a humanidade significativamente.
Com isso, os pesquisadores se dedicam a encontrar prevenções ou tratamentos, como para o câncer. No último mês, foi descoberto por um grupo de estudiosos algo inusitado sobre esse assunto: um tempero comum que pode prevenir o câncer. Nesse contexto, destacamos a seguir detalhes sobre esse importante achado.
Tempero para a boa saúde
O câncer é uma das doenças mais mortais, por isso virou objeto de estudo em diversas pesquisas. Além de ainda ter o seu desenvolvimento pouco misterioso, os tratamentos em alguns casos não conseguem reverter o quadro, principalmente quando a doença é descoberta tardiamente.
Com isso, a ciência se dedica a descobrir maneiras de evitar a formação das células cancerígenas. Dentre todos os possíveis tipos dessa doença, um grupo de pesquisadores chineses encontrou um tempero simples que pode ajudarem dois tipos específicos da doença.
O alho, cientificamente identificado como Allium sativum L., já possuía algumas especificidades conhecidas pelos cientistas, como a sua ação bactericida. A recém-descoberta do grupo aponta algo ainda não avaliado, que é o uso do alimento como um fator protetor para câncer gástrico e colorretal.
Foto: Canva
Eles realizaram um estudo de revisão com mais de 600 artigos e concluíram que o tempero estava associado à redução significativa desses dois tipos de tumores. A explicação fisiológica baseia-se na ação dos sulfetos, os quais conseguem interromper o desenvolvimento das células cancerígenas.
Essa descoberta ainda precisa de mais estudos, uma vez que a quantidade necessária para essa ação ainda não foi determinada. No entanto, esse é o início para o desenvolvimento de terapias eficientes utilizando os compostos do Allium sativum L., os quais poderão garantir a melhor na saúde do paciente e maior qualidade de vida.