O que fazer com a água do macarrão? você vai se surpreender
Vamos mostrar cinco formas de reaproveitar a água do macarrão de uma maneira que você nunca imaginou
Um alimento básico da cozinha brasileira são as massas, cujo modo de preparo é bem simples e prático. No entanto, existe um segredo de que poucos falam, que são as formas de reaproveitar a água do macarrão.
Sendo assim, se você estiver buscando novos modos de diminuir o desperdício no preparo de receitas, reusar a água do cozimento do macarrão é uma ótima alternativa de sustentabilidade.
Diante disso, vamos explorar cinco formas de reaproveitar a água do preparo do macarrão. Confira a seguir!
Foto: Valeria Aksakova/Freepik
1. Fertilizante para plantas
Após aguardar a água do preparo do macarrão mudar de temperatura totalmente, você pode utilizá-la para molhar suas plantações.
Basicamente, os variados nutrientes encontrados na tal água podem contribuir significativamente na nutrição das plantas e deixar o solo ainda mais fértil.
2. Vegetais e legumes mais saborosos
Certos vegetais e legumes costumam ser mais complicados no processo de digestão, principalmente para pessoas que possuem problemas no estômago.
Dessa forma, uma alternativa para essa questão é deixá-los de molho na mesma água em que foi preparado o macarrão, isso no período de uma noite. Assim, vai contribuir no amolecimento e na diminuição do tempo no preparo do ingrediente.
3. Caldo para sopas
Agora, outra forma de reaproveitar a água do macarrão, inclusive já temperada com sal e amido, é como uma base para o preparo de caldos ou sopas. Assim, ela ficará com um aspecto mais encorpado e saboroso.
4. Massa de pão, pizza etc.
Se você costuma preparar pão ou pizza caseira em sua casa, sabe que na maioria das vezes precisa de água e sal. Então, em vez de utilizar uma água nova, tente utilizar aquela do preparo do macarrão! O amido vai contribuir para a massa crescer ainda mais, promovendo uma textura extremamente deliciosa.
5. Molhos caseiros
Por fim, a última forma de reutilizar a água do macarrão é dar liga aos molhos caseiros. Portanto, ao adicionar esse líquido rico em amido, seu molho ficará com um aspecto cremoso e suave, sem a necessidade de despejar mais gordura.