ALERTA: Remédios usados como cosméticos injetáveis são interditados pela Anvisa
Entenda o caso de remédios usados para fins estéticos que foram interditados pela Anvisa. Confira a opinião de especialista sobre o assunto.
A Anvisa interditou todos os lotes dos produtos Dermo Bioestimulador Preenchedor Cosmobeauty e Fluido Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty, fabricados pela Bio Essencialli Indústria e Comércio de Cosméticos.
Essa decisão foi tomada após relatos de efeitos adversos graves em Goiás, onde esses produtos estavam sendo usados como injetáveis.
A agência esclarece que esses produtos são registrados como cosméticos na Anvisa e são destinados ao uso externo, não sendo adequados para aplicação injetável.
A explicação
Foto: Freepik
Bioestimuladores de colágeno e preenchedores não são considerados produtos cosméticos, uma vez que são utilizados em procedimentos médicos que afetam a estrutura e a função da pele e dos tecidos abaixo dela.
Essas substâncias têm impacto na fisiologia da pele e, embora de forma mínima, possuem certo grau de invasão.
A Anvisa também identificou que a empresa estava promovendo esses produtos de maneira irregular, o que está sendo investigado pela Polícia Civil e pela Vigilância Sanitária para tomar as medidas apropriadas.
Somente com indicação médica
A indicação desses produtos deve ser feita por médicos qualificados, como dermatologistas ou cirurgiões plásticos. Eles avaliarão o histórico médico, os objetivos do paciente e as particularidades da pele para determinar o tratamento adequado.
É fundamental compreender que os produtos que foram interditados pela Anvisa não devem de maneira alguma ser usados de forma injetável, seja como bioestimuladores de colágeno, seja como preenchedores.
Os especialistas destacam que, para um produto ser aplicado por meio de injeção, ele deve estar devidamente registrado na agência como medicamento ou produto destinado à saúde. Portanto, a utilização desses produtos de forma injetável é inadequada e não é permitida pelas regulamentações vigentes.
Medicamentos apenas com prescrição
A regra geral é: medicamentos apenas com prescrição médica. Não utilize medicamentos fora das indicações de uso recomendadas, mesmo que outras pessoas estejam fazendo isso.
Quando receber a recomendação de uso de algum remédio, procure o seu médico para saber a opinião profissional dele e ter seu parecer sobre o produto.