Ovos na porta da geladeira? Não! Descubra o lugar correto para armazena-los
Seu porta-ovos fica na porta da geladeira? Mude agora mesmo de lugar para garantir sua segurança.
Onde você guarda seus ovos? Se a sua resposta foi na porta da geladeira, no porta-ovos, você precisa rever sua escolha. Nesta matéria, explicaremos o motivo.
Antigamente, algumas pessoas possuíam uma cesta repleta de ovos que ficava exposta sobre a mesa da cozinha. Algumas avós tinham até cestos tramados em forma de galinhas para adornar seu amontoado de ovos. Com o passar do tempo, descobriu-se que deixá-los na geladeira ajudava a preservar o alimento por mais tempo, garantindo maior durabilidade sem danos à saúde.
Assim, há muitos anos, diversos modelos de geladeiras passaram a vir de fábrica com o porta-ovos como acessório. Na grande maioria dos casos, ele vem encaixado na porta do eletrodoméstico ou possui um tamanho perfeito para ser colocado nas pequenas prateleiras da porta. Dessa forma, parece óbvio que esse é o melhor lugar para armazenar os ovos, correto? Errado!
Isso ocorre porque, na porta da geladeira, o ovo fica exposto a mudanças bruscas de temperatura. Cada vez que abrimos e fechamos o eletrodoméstico, essa é a região mais afetada pelas alterações climáticas. Além disso, o ato de abrir e fechar a porta “sacode” os ovos, que são frágeis. Isso pode gerar pequenas fissuras na casca, constituindo portas de entrada para bactérias.
Forma correta de armazenar os ovos
Já ficou claro qual é a maneira errada de armazenar os ovos, mas então, qual é a forma correta de guardar seus ovos em casa? No supermercado, eles ficam, muitas vezes, em temperatura ambiente. No entanto, esta prática deve ser evitada em casa. Eles devem, sim, ser mantidos em temperaturas mais baixas para aumentar a sua durabilidade.
Dessa forma, assim que chegar com seus ovos do mercado, retire-os da embalagem original e faça uma higienização na casca, mas sem lavá-los. Afinal, a casca é porosa, e isso poderia fazer com que a sujeira e a água penetrassem em seu interior. Aproveite para fazer uma pequena inspeção, eliminando os ovos quebrados e trincados.
Em seguida, leve seus ovos imediatamente para a geladeira, na prateleira interna. Caso seu porta-ovos seja móvel, coloque-o em um cantinho da prateleira. Outra opção é utilizar uma vasilha ou pote em que eles fiquem estáveis.
Com esses cuidados, seus ovos durarão cerca de dois meses. Para garantir que estão em perfeitas condições de uso, sempre que quebrar um ovo, verifique se o odor e a aparência estão normais antes de prosseguir com a sua receita. A saúde da sua família agradecerá.